REDIRECIONAMENTO

sábado, 8 de agosto de 2020

Estudo diz que 61% das notícias falsas sobre covid-19 recebem anúncios do Google

Um estudo realizado pela Universidade de Oxford, da Inglaterra, apontou que a maior parte dos sites que publicam notícias falsas sobre covid-19 é financiada por anúncios do Google.

De acordo com a publicação, as principais fontes de desinformação têm boas métricas de SEO e são otimizadas para aparecerem nas buscas e mídias sociais. Os sites de notícias falsas usam em suas matérias links de portais confiáveis e de prestígio para alcançarem melhores posições nos mecanismos de busca. Além disso, diz a pesquisa, "a esmagadora maioria das notícias inúteis e de desinformação  contam com as principais plataformas de publicidade para monetizar suas página. 61% das notícias inúteis e fontes de desinformação usaram anúncios do Google". 

A pesquisa checou 830 fontes sobre a covid-19, entre abril e maio de 2020. A universidade analisou as principais métricas de otimização de mecanismo de pesquisa, como forma de avaliar a reputação dos sites e sua dependência de publicidade digital. (Do Congresso em Foco)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo