quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Secretário de Agricultura de Quixeramobim defende fortalecimento da classe produtora com investimento na pecuária e novas culturas

O Programa SerTão Conta Mais, da Rádio Campo Maior AM 840, recebeu, na manhã desta quinta-feira, 03, o secretário municipal de Desenvolvimento Agropecuário, Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Quixeramobim, Kolowyskys Dantas.

O gestor fez um balanço das ações da Secretaria, garantindo que seu papel tem se concentrado na oferta de assistência técnica e desenvolvimento de políticas públicas voltadas à agricultura local. O titular da pasta exemplificou através do Programa Infoleite, que permanece atuando no município, contando com 275 produtores assistidos e quase quinze mil cabeças de vacas sob acompanhamento da Secretaria, no quis diz respeito ao melhoramento genético do rebanho.

O secretário defendeu, durante a entrevista, a manutenção do investimento na produção leiteira e, aliado a isso, o incentivo para que os produtores passem a adotar outras culturas em suas propriedade até para melhoria da renda.

“Eu acho que na propriedade a gente deve ter um pouco de cada coisa. O nosso produtor tem que ser estimulado a permanecer no campo e para isso ele tem que ter outras atividades numa propriedade que ele tenha um pouco de cada coisa: a apicultura, a abelha, a ovinocaprinocultura, que estamos revitalizando no programa”.

O titular da pasta citou, como exemplo, um projeto desenvolvido na comunidade de Nova Canaã que já detêm de 530 matrizes caprinas: “Já temos uma base para começar a trabalhar na produção de leite de cabra que é passivo de ser transformado em produtos nobres: iogurtes, bebidas lácteas, queijos finos que tem um valor agregado muito alto [...] Aos poucos vamos estimulando, porque quem cria vaca, cria cabra. O problema é que ovinocaprinocultura sempre foi renegada à segundo ou terceiro plano. Se você der 50% do cuidado que tem com a vaca, para a cabra, ela já vai ser rentável para você”.

O entrevistado finalizou sua participação lembrando que a Secretaria está disposta à oferecer apoio aos agricultores: “Qualquer projeto produtivo, independente de onde venha, se é de movimentos sociais, se é de pequenos, médios e grandes produtores, estamos abertos para ajudar”.

Kolowyskys Dantas é médico veterinário, especialista em Pecuária de Leite e atua, desde sua implantação, no Programa Infoleite.

Inscreva-se no canal da SerTão TV.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo