REDIRECIONAMENTO

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

História: Há 97 anos, Brasil conquistava primeiro Ouro Olímpico

Em 1920, a Bélgica, o Brasil participava dos Jogos Olímpicos pela primeira vez. A delegação brasileira era composta por 21 atletas, em cinco categorias: tiro, natação, remo, saltos ornamentais e polo aquático.

No dia primeiro de julho de 1920, sete atletas que disputariam o tiro, partiram do Brasil rumo à Antuérpia – Bélgica.

Os atletas viajaram por conta própria. Na bagagem, o sonho de medalha. No coração, o desejo de fazer história. Mas, em meio à felicidade em participar da primeira olimpíada da história brasileira, a realidade.

No meio do caminho, depois de não ter cabine adequada para dormir e espaço para treinar, a notícia de que o navio Curvello não chegaria a tempo. Assim, os atletas tiveram que desembarcar em Lisboa – Portugal e seguir em trem aberto, sob chuva e sol, até o local da prova.

Muitas foram as dificuldades e no dia da competição de tiro, tiveram que usar armas emprestadas pela equipe dos Estados Unidos. As armas e munições brasileiras tinham sido roubadas.

Mas nada parecia aplacar a determinação daqueles atletas: Afrânio Costa, Sebastião Wolf, Dario Barbosa, Fernando Soledade, Demerval Peixoto, Mario Maurity e Guilherme Paraense.

Na prova de pistola livre, atualmente chamada de tiro rápido, no dia 3 de agosto, Guilherme Paraense foi o responsável pelo primeiro ouro olímpico da história do Brasil. O Brasil voltou com três medalhas: ouro, prata e bronze por equipe. Todas vieram do tiro. A conquista foi em meio à inúmeras dificuldades, mas rica em improvisos criativos e determinação.

No retorno ao Brasil, o reconhecimento. Paraense foi recebido pelo então presidente da República Epitácio Pessoa e ganhou uma placa de ouro.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação com EBC

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo