REDIRECIONAMENTO

quinta-feira, 1 de junho de 2017

Quando a bandeira é hasteada, Quixeramobim celebra sua devoção

Bandeira ao alto. Assim a tradição se repete e marca a abertura dos festejos do Padroeiro Santo Antônio de Quixeramobim, considerada a segunda maior festa em alusão ao santo casamenteiro no Estado.

Na noite desta quarta-feira, 31, na Igreja Matriz, muitos foram os fiéis que marcaram presença no ato. Inicialmente, os ‘blocos’, como assim são chamados as procissões que saem de cada bairro da cidade com direção à Matriz, chegaram a Igreja. Cada bloco trazia consigo a bandeira e imagem de seus padroeiros. Na sequência, da Casa Paroquial, uma imagem de Santo Antônio foi conduzida pelo prefeito Clébio Pavone e secretários municipais ao calçadão da Matriz.

Antes de adentrar a Igreja, o pároco Padre Júnior Rebouças, anunciou oficialmente a abertura dos festejos do Padroeiro com o hasteamento da bandeira do santo, que vale lembrar, é um momento disputadíssimo. Reza a tradição que retirar um fio ou simplesmente tocar na bandeira antes de sua subida, pode ser um momento especial para realizar pedidos, sobretudo, para casamento.

Dia 13, dia de Santo Antônio, será feriado em Quixeramobim, mas a programação segue até o dia 14 de junho e uma série de outros eventos religiosos marcarão o calendário festivo. Dentre eles, a Missa do Vaqueiro que chega a sua 13ª edição.  A concentração dos vaqueiros se dará em frente a Fábrica dos Carneiros, na Vila São Paulo, no sábado, 03 de Junho. Em seguida, a cavalgada seguirá pelas principais ruas de Quixeramobim, terminando na Praça da Prefeitura.

É importante salientar, também, que a Missa do Idoso acontecerá no dia 05, celebrada pelo Pe. Antônio José Garces, no Abrigo do Ancião, entidade mantida pela Paróquia, através de doações e parcerias.

A parte social dos festejos é movimentado pelo Barracão de Santo Antônio, montado ao lado da Matriz. Lá, será palco dia 10 (sábado) do também tradicional Leilão de Santo Antônio.

Quixeramobim respira seu padroeiro pelos próximos dias. O evento é um dos mais importantes do calendário local e este ano não podia ser diferente. (Do SerTão Para Ser do Ceará)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo