REDIRECIONAMENTO

quinta-feira, 1 de junho de 2017

Ceará ocupa 2º lugar do Nordeste com menor número de crianças e adolescentes fora da escola

Ceará é o segundo estado do Nordeste com menos crianças e adolescentes fora da escola, atrás apenas do Piauí, segundo pesquisa divulgada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). De acordo com o estudo - que utiliza informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2015 -, na faixa etária de 4 e 17 anos, o Ceará tem 118.845 crianças e adolescentes fora da escola, o que representa 6% do total. Na mesma faixa etária, o Piauí tem 42.778, ou 5,5% do total.

De acordo com o Unicef, a exclusão escolar afeta principalmente meninos e meninas vindos das camadas mais vulneráveis da população, já privados de outros direitos constitucionais. Do total fora da escola, 53% vivem em domicílios com renda per capita de até meio salário mínimo.

Para o Unicef, entre as barreiras que impedem o acesso estão a oferta educacional, a apresentação de conteúdos distantes da realidade dos alunos, a não valorização dos profissionais de educação, o número insuficiente de escolas, a falta de acessibilidade para alunos com deficiência, condições precárias de infraestrutura e de transporte escolar. (Do G1)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo