REDIRECIONAMENTO

terça-feira, 2 de maio de 2017

Prazo para regularização do título de eleitor encerra hoje

Quem não votou nem justificou nas últimas três eleições, deve ficar atento: o prazo para regularizar o título de eleitor se encerra nesta terça-feira, 02. De acordo com o levantamento feito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no dia 17 de abril foram contabilizados 1,9 milhão de eleitores nesta situação. Será cancelado automaticamente, entre 17 e 19 de maio de 2017, o título de eleitor de quem não estiver em dias.

Poderão perder o título todos aqueles que não votaram por três eleições seguidas, sendo que cada turno é uma eleição. Ou seja, um eleitor que mora em uma cidade onde houve 2º turno nas eleições municipais, deixou de votar nas duas etapas e já havia faltado em 2014, alcança a marca. Não entram nessa lista os eleitores que se ausentaram em pleitos intercalados.

Como o voto é obrigatório no Brasil, caso o eleitor tenha o título cancelado, não terá acesso a uma série de serviços. De acordo com o TSE, sem o documento o cidadão não pode emitir passaporte, prestar concurso público, assumir cargo público, renovar matrícula em instituições de ensino oficiais ou até obter empréstimos em caixas econômicas estaduais e federais.

Para consultar a situação perante a Justiça Eleitoral, basta acessar o site do TSE, utilizando apenas nome completo e data de nascimento. Caso se enquadre em situação de cancelamento, o cidadão deve comparecer a um cartório eleitoral ainda hoje, portando documento com foto e comprovante de residência, além de pagar a multa correspondente a cada uma das eleições perdidas, no valor de 3,51 reais.

Serviço:
Cartório Eleitoral de Quixeramobim
Fórum Desembargador José Haroldo Pires de Carvalho
Avenida Dr. Joaquim Fernandes, 670 - Centro
Telefone: 3441-1295

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação com Repórter Ceará

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo