REDIRECIONAMENTO

quinta-feira, 30 de junho de 2016

Liberação de água do Orós para a RMF gera impasses em comitês

A segunda quinzena de julho traz decisões importantes para a segurança hídrica da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) até 2017. O período é o novo prazo pedido pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) para apresentar plano de contingência, detalhando opções de racionamento. E, no dia 20, haverá a segunda tentativa de votar a liberação das águas do açude Orós. Medida que gera impasses e depende de cinco Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs).

Não houve um consenso na última reunião dos comitês, no dia 2 de junho, marcado por debates acalorados e apreensão de produtores e moradores da região sobre as consequências da liberação. A decisão colegiada envolve os diversos setores das regiões afetadas pela proposta, como produtores rurais, indústrias, associações da entidade civil e representantes do poder público municipal, estadual e federal.

“São muitos interesses divergentes. Quando a água está escassa, surgem os conflitos na defesa de cada atividade”, analisa Alcides Duarte, secretário-geral da CBH do Alto Jaguaribe, onde fica o Orós. Segundo Duarte, o uso do açude Banabuiú em 2014 para complementar o Castanhão no abastecimento da Capital é apontado como experiência negativa. “O Banabuiú está seco, a cidade está buscando água em adutoras. Os moradores querem cautela, porque o Centro-Sul não tem o mar perto para dessalinizar e tem menos alternativas que a Capital”, pondera. (Do O Povo Online)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo