Ataques de grupos auto-intitulados hackers contra serviços institucionais tornam-se cada vez mais frequentes na internet. De forma mais generalizada, raramente trazem efeitos nocivos graves, servindo quase sempre como forma de protesto.
Desta vez o alvo foi a Prefeitura de Quixadá, que sofreu um ataque na noite de ontem, 21, tendo seu site institucional retirado do ar e substituído por símbolos deixados pelos atacantes.
Segundo a assessoria da prefeitura, a empresa que presta serviço de manutenção no site já foi notificada e reativará o mesmo em até 48 horas. Até o fechamento desta matéria, era possível observar inscrições de manutenção no portal institucional da Prefeitura de Quixadá.
Não se sabe ainda o que motivou o ataque, visto que até o momento nenhum grupo atribuiu o crédito a si, contudo, inscrições que possivelmente identificam o atacante foram deixadas na página de abertura do site. Dentre elas, "Team M75_J0" uma possível identificação do atacante, ou do grupo do mesmo. Outras inscrições ainda podem ser identificadas, como "404", código referente a "página não encontrada" e ".php" uma das linguagens de programação para internet mais utilizadas no mundo. Além disso, inscrições mais legíveis são vistam ao final da página, como "Jordanian HaCkEr" que deixam margem a interpretação, sendo possivelmente a identificação do atacante no mundo virtual.
Uma imagem com a máscara de Guy Fawkes foi deixada acima do texto. Guy Fawkes trata-se de um personagem histórico que ganhou notoriedade com o filme "V de Vingança". Conhecido por lutar contra o governo, o personagem já era usado por grupos desta categoria, mas foi em 2006, ano de lançamento do filme, que a mascara foi popularizada e adotada como símbolo de muitos grupos hackers, representando a luta que os mesmos fazem contra o governo.
Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo