REDIRECIONAMENTO

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Com a palavra o padre Reginaldo Manzotti

Filhos e filhas,
Jesus, eu confio em Vós.

Celebramos no último domingo, dia 12 de abril, a Festa da Misericórdia. No Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, milhares de pessoas participaram de uma linda e emocionante programação que teve seu encerramento com a Procissão Luminosa de Jesus Ressuscitado e Misericordioso. Certamente vamos ouvir muitos testemunhos de graças e bênçãos desse dia.

A Festa da Misericórdia foi desejo do próprio Jesus (Diário de Santa Faustina 699). Quem oficializou foi São João Paulo II, quando papa, no ano de 2000. Mas a Misericórdia de Deus se derrama desde a criação, desde o princípio, tanto que no Salmo 117 nós cantamos: “Eterna é a sua Misericórdia”.

Mas é Jesus que vem nos trazer a plenitude da compreensão sobre a misericórdia. Deus não mudou, o Deus da criação é o Deus hoje, mas o homem teve um processo de evolução e foi descobrindo quem é Deus. Os profetas, de alguma forma, desvelaram, mas Jesus, segundo São João Evangelista que quando morreu, na sua Paixão redentora, Ele revelou quem é Deus.

E o que Jesus revela? Em uma atitude ele mostra: “Sede misericordiosos, como Vosso Pai, que está no céu é misericordioso (cf. Lc 6,36). Jesus é misericordioso como mais perfeito reflexo do Pai das Misericórdias (2Cor 1,3-4), quando nos fala que o Pai das Misericórdias se manifesta em consolação na tribulação.

Em outras atitudes de Jesus, sempre movido por compaixão, ele revela a misericórdia. Na praça, quando todos estão com pedras nas mãos para apedrejar a mulher (cf. Jo 8,1-11), Jesus olha e diz: “quem não tem pecado que atire a primeira pedra”. Ele usou de misericórdia para com ela, uma misericórdia que desmascara a hipocrisia.

Perceba que a misericórdia de Deus não aceita tudo, é uma misericórdia que acolhe o pecador para que ele seja arrependido, por isso a misericórdia de Deus conserta, instiga, perdoa e corrige.

A misericórdia de Deus vem não para nos deixar onde estamos, mas para nos tirar do erro. A misericórdia de Deus provoca em nós um desejo do eterno, um desejo de Deus, um desejo de santidade, um desejo de vida no espírito.

Filhos queridos, o próprio Jesus nos diz: desejo que a Festa da Misericórdia seja refúgio para todas as almas (Diário de Santa Faustina 699). A Misericórdia Divina é um convite de Jesus para fazer de nós uma nova criatura.

No próprio evangelho da Festa da Misericórdia, Jesus derrama sua misericórdia sobre Tomé. Ele é capaz de dialogar com ele dizendo: Tomé, se você precisa tocar em minha chagas para ter fé, para voltar a ter esperança... Toque!

Por isso, mergulhe na misericórdia divina e aproprie-se de todo bem e de toda a graça.

Deus abençoe,
Padre Reginaldo Manzotti

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo