REDIRECIONAMENTO

sábado, 2 de agosto de 2014

Programa do Governo oferecerá bolsa de intercâmbio a 500 profissionais

O Ministério da Cultura, em parceria com os ministérios das Relações Exteriores e da Educação, anunciou nesta quinta-feira, 31, o lançamento de dois editais públicos para que profissionais de diversas áreas possam concorrer a 500 bolsas de estudo no exterior.

O Governo Federal irá custear as passagens de ida e volta e as diárias. A soma das despesas com cada aluno poderá chegar a R$ 30 mil, para cursos de três meses, e o custo total do programa deverá ser de R$ 4 milhões, segundo o Ministério da Cultura. Caso seja aprovado, o candidato já poderá viajar a partir de novembro desse ano.

De acordo com a ministra da cultura, Marta Suplicy, não existe idade mínima e não há a necessidade de diploma para concorrer às vagas. O candidato deverá ter experiência prévia na área escolhida. Além de ter obtido pré-aprovação em uma das universidades credenciadas no programa.

“O pré-requisito é experiência na área, algumas áreas exigem diploma. O critério está na mão da universidade. Tem instituição que exige que saiba a língua e tem instituição que não exige”, explicou a ministra.

O programa oferece cursos e estágios no Instituto Europeu de Design (Itália e Espanha), Federculture da Itália, Universidade de Bolonha (Itália), British Council (Reino Unido), Royal Shakespeare Company (Reino Unido), Barbican Centre (Reino Unido), SouthBank Centre (Reino Unido), The Global Centre (Reino Unido), BBC Scottish Symponhy (Reino Unido),  Science Museum (Reino Unido) e o Festival de Edimburgo (Escócia).

Dentre as áreas contempladas pelo programa estão música, teatro, circo, artes visuais, cinema, animação, games, programação de softwares, literatura, TV, rádio, moda, design, arquitetura, publicidade, gastronomia, artesanato, turismo.

Para quem tiver interessado em se candidatar para cursos que comecem em dezembro, a inscrição deverá ser feita até o dia 1º de outubro. Para curso que iniciem entre os meses de janeiro e março, as inscrições irão até o dia 7 de novembro.

Após garantir a aprovação na instituição de ensino estrangeira, o candidato será submetido a uma banda, que será composta por representantes de secretarias ligadas ao Ministério da Cultura.


O programa também irá oferecer patrocínio a candidatos que pretendam participar de eventos culturais organizados fora do país. Serão três os oferecidos: a feira de música WOMEX 2014, em Santiago de Compostela, na Espanha, de 22 a 26 de outubro deste ano; o festival de artes cênicas Santiago a Mil, no Chile, de 3 a 18 de janeiro de 2015; e o ARCO Madrid, na Espanha, que vai de 25 de fevereiro a 1º de março do ano que vem. (Fonte: O Povo)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo