REDIRECIONAMENTO

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Iguatu receberá Banco de Alimentos

Esta cidade, que é polo da região Centro-Sul, é referência no Estado, na implantação de políticas públicas direcionadas para a segurança alimentar. Até o fim deste ano, o Município vai implantar um Banco de Alimentos, que tem por objetivo reunir em um só espaço produtos adquiridos diretamente da agricultura familiar para serem distribuídos em programas de assistência social, na merenda escolar e na Cozinha Comunitária. A unidade será financiada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em parceria com a Prefeitura Municipal.

De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar, Leandro Lopes, a unidade será um verdadeiro complexo de segurança alimentar que vai dispor de vários setores para o recebimento dos gêneros oriundos do campo da produção da agricultura familiar e também de doações de particulares e de empresas privadas. Haverá seleção, classificação e seção de armazenamento, com câmara fria.

O projeto prevê logística moderna de distribuição dos gêneros para as escolas da rede municipal, programas sociais de combate à fome e para a Cozinha Comunitária. A unidade contará com a inspeção de técnicos da área de alimentação e nutrição. "O Município investe mais de dois milhões de reais em compra de produtos da agricultura familiar e, por isso, necessita de uma estrutura adequada para recebimento, armazenamento e distribuição", observou Lopes. "Esse quadro foi que nos incentivou a participar desse projeto".

Funcionamento

O Banco de Alimentos deverá funcionar até o fim deste ano. No início do próximo mês, Lopes participará, em Fortaleza, de uma reunião com técnicos do MDS para definir detalhes do projeto da unidade. Até o fim de julho, a Prefeitura deverá dar entrada na documentação na Caixa Econômica Federal. Serão investidos R$ 450 mil na construção do banco e na aquisição de equipamentos. O prédio será edificado ao lado da Cozinha Comunitária, no bairro Areias.

A vice-presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Ceará (Consea), Regina Praciano, ressaltou os avanços verificados neste Município em ações de segurança alimentar. "Há programas em andamento que beneficiam os pequenos agricultores que vendem os seus produtos e atendem as famílias em situação vulnerável, que recebem os alimentos", frisou Regina Praciano.

De acordo com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar são atendidos 800 produtores rurais da agricultura familiar que por meio de associações comunitárias fazem a venda direta para a merenda escolar e para programas de assistência social. As duas principais fontes de renda são o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o Programa de Aquisição Alimentar (PAA), operacionalizado pelo MDS por meio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Atualmente, estão em funcionamento 67 unidades de Bancos de Alimentos apoiadas pelo MDS. Juntas distribuem, anualmente, cerca de 40 mil toneladas de alimentos em 66 Municípios brasileiros. "Os agricultores vivem a expectativa de implantação dessa unidade que vai oferecer ainda mais a produção familiar", disse o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento de Iguatu, Evanilson Saraiva. (Fonte: Jornal Diário do Nordeste)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo