REDIRECIONAMENTO

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Apoio garantido da bancada cearense

Unânime, a bancada cearense na Câmara dos Deputados fechou apoio a favor da candidatura à reeleição do presidente da Casa, deputado federal Marco Maia (PT-RS). Ele esteve ontem em Fortaleza, em reunião com os deputados federais do Ceará, o governador Cid Gomes (PSB) e outras lideranças políticas.

O encontro, no Palácio da Abolição, foi uma articulação do próprio Cid e do coordenador da bancada do Ceará na Câmara Federal, José Guimarães (PT), para garantir a base de sustentação cearense na reeleição de Maia pelos próximos dois anos. Acompanhado do deputado federal Eduardo Gomes (PSDB-TO), candidato à 1ª secretaria da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, o atual presidente Marco Maia busca a adesão percorrendo as bancadas dos estados pelo Brasil. A pretensão é construir o consenso em torno de sua candidatura, com forte tendência a se dar de forma isolada, que já dissuadiu a pré-candidatura de Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e sai na frente do único adversário na disputa, o deputado federal Sandro Mabel (PR-GO).

“Nós estamos trabalhando para ter um grande acordo na Câmara, para que respeite a proporcionalidade e que dê condições a todos os partidos de estarem representados nos espaços de direção e de atuação na Câmara dos Deputados. Se isso vai resultar numa candidatura única ou não, é o processo que vai nos dizer”, declarou Maia. Ele costura sua base de apoio a partir do princípio da proporcionalidade, já que o PT terá a maior bancada entre os partidos com representação na Câmara Federal a partir do próximo mês, quando assumem os parlamentares recém-eleitos. Governistas e opositores do Governo Federal estão aderindo à causa da reeleição do presidente da Câmara.

No Ceará, dos 22 deputados, os dois opositores, tucanos, Raimundo Gomes de Matos e Manoel Salviano, também declararam apoio. O partido deverá pleitear indicação a uma cadeira na Mesa Diretora, mas evita indicar os nomes cotados

Maia afirma que tem conversado com líderes tucanos e democratas no sentido de consolidar o apoio dos opositores ao Governo, contando com apoios como do senador eleito Aécio Neves (PSDB-MG) e dos deputados Antônio Carlos Magalhães Neto (DEM-BA) e Paulo Bornhausen (DEM-SC), líder do DEM na Câmara. “Eu digo que ali está resolvido. O deputado Eduardo Cardoso estar aqui nos acompanhando é um sinal de que a oposição está conosco”, apontou Maia. Também estiveram na reunião os deputados Henrique Fontana (PT-RS), Paulo Teixeira (PT-SP) e Arlindo Chinaglia (PT-SP).

Quando
ENTENDA A NOTÍCIA

Os deputados votarão em 1º de fevereiro, logo após a posse dos parlamentares da nova legislatura. Os deputados escolherão também os 11 cargos da Mesa Diretora. É necessário pelo menos 257 votos para cada cargo.

Fonte:O Povo

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo