REDIRECIONAMENTO

segunda-feira, 10 de maio de 2021

Barragem de Quixeramobim ganha mais de 2 metros de aporte após liberação de águas do Fogareiro

Já são 49 dias desde que as águas do Açude Fogareiro foram liberadas com destino à Barragem de Quixeramobim para auxiliar no abastecimento hídrico da cidade. Segundo revelou o gerente regional da Cogerh, Paulo Ferreira, o Fogareiro já liberou um volume de 5.758.138 m³ e um rebaixamento de 1 metro e 42 centímetros na cota do reservatório.

Ainda conforme ele, "neste mesmo período o açude teve um aporte de 1,54 milhões/m³. O volume atual do Fogareiro é de 9.250.685 m³ (7,84%). Desde o início da operação a Barragem de Quixeramobim teve um aporte de 3.390.063 m³ e uma elevação 2,46 m na cota. O volume atual do reservatório é de  4.117.615 m³ (52,25 %). A eficiência global da operação, observada até o momento, é de 69,24% o que já possibilita um resultado bastante positivo do processo de transferência. Com o acompanhamento SIMULADO X REALIZADO observa-se que tanto o Fogareiro como a Barragem apresentam um volume superior ao que foi simulado no início da operação, esta diferença positiva, como apresentado no gráfico, deve-se ao trabalho de retificação feita na calha do rio, umidade do trecho perenizado e aportes provenientes das chuvas", disse.

(Foto: Paulo Ferreira / Reprodução Facebook)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo