REDIRECIONAMENTO

segunda-feira, 10 de maio de 2021

Agricultores de Quixeramobim alertam para infestação de pulgões em sorgo e cobram acompanhamento técnico

Além de enfrentar a falta de incentivo na hora de trator e na hora da silagem, produtores da zona rural de Quixeramobim enviaram à reportagem uma preocupação que tem surgido com mais intensidade em algumas comunidades: a infestação de pulgões nas plantações de sorgo.
De acordo com a Embrapa, esta praga infesta o sorgo desde a emergência das plantas até a maturação dos grãos. Tanto os adultos como as ninfas sugam seiva das folhas e introduzem toxinas que provocam bronzeamento e morte da área afetada que, dependendo da infestação, podem causar a morte de toda a planta. Os adultos, principalmente as formas aladas, são também importantes vetores de vírus, como o do mosaico da cana-de-açúcar, capaz de causar danos significativos ao sorgo.
Diante do fato, os produtores cobram um acompanhamento técnico e especializado para ajudar no combate ou controle da praga. Pelas imagens se observa a ocorrência de ao menos dois tipos de pulgões. Os amarelos e do milho. Há ainda relatos da ocorrências deste tipo na zona rural de Banabuiú, no Sertão Central.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo