O projeto visa reduzir os impactos ambientais do desenvolvimento rural desenvolvendo atividades econômicas com baixo teor de carbono. A assinatura realizada hoje se deu após acordo firmado em setembro de 2020 por meio de um Memorando de Entendimento entre a AFD e a Funceme para a implementação de um programa de apoio à elaboração de trajetórias de desenvolvimento resilientes e com baixo teor de carbono na região Nordeste.
O valor a ser investido é de 950 mil euros (cerca de R$ 6,2 milhões) e se dará através da ferramenta “Facilité 2050” da AFD, que foi criada após a One Planet Summit, ocorrida em dezembro de 2017, em Paris. Ela apoiará cerca de 30 países na construção de trajetórias de desenvolvimento resilientes e de baixo carbono, compatíveis com os objetivos do Acordo de Paris. Trata-se do primeiro estudo financiado pelo programa no Brasil.
O Cirad e a Funceme estarão encarregados da gestão técnica e científica. No total, os estudos levarão três anos a partir desta assinatura. Já nos próximos dias, pesquisadores do Brasil e da França estarão reunidos, de forma online, para discutirem os primeiros passos das pesquisas.
“Este projeto é fruto de intensa reflexão e de uma parceria com o Cirad há quase 20 anos. Hoje precisamos mudar o paradigma da ação pública: passar de uma visão setorial para abordagens territoriais integrando os setores de água, agricultura e energia. Gostaria de agradecer ao Cirad por seu apoio nesta reflexão conjunta de pesquisa sobre trajetórias de desenvolvimento sustentável”, comentou o presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins.
O método defendido será refletir sobre a gestão de territórios, passando de uma visão setorial para uma visão mais integrada, considerando as relações entre recursos hídricos, agricultura e produção de energia. Essa troca de experiências entre Funceme e instituições francesas já tem uma longa trajetória e foi comemorada na manhã desta terça.
“Este lançamento tem tudo a ver com uma forte tradição de cooperação entre a França e o Brasil, principalmente no Estado do Ceará. Gostaria de estar com vocês pessoalmente para celebrar este acordo, mas sei que estamos passando por um momento difícil, tanto no Brasil como na Europa. Porém, espero que isso tudo não vai nos distanciar, mas nos aproximar cada vez mais, porque desde os anos 90 o Ceará vem colaborando com a França, principalmente no que diz respeito à agricultura familiar, gestão dos recursos hídricos. É uma parceria fundamental e eu queria agradecer os meus colegas brasileiros, e o envolvimento do Cirad num projeto que procura atender necessidades principalmente nessa abordagem territorial pensando na sustentabilidade”, celebrou o presidente e diretor-geral do Cirad. (Da Agência Brasil)

Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo