Segundo Ana Paula, a dose da CoronaVac, que seria aplicada na secretária de saúde de Quixadá, Benedita Oliveira, vazou antes da aplicação. Essa foi a conclusão que o Coren chegou após análise das imagens contidas no vídeo disponível na página da Prefeitura.
“Nunca pode um vacinador fazer a aspiração do frasco da vacina e delegar para outra pessoa administrar a aplicação. Em enfermagem isso não é possível. Outro detalhe é a questão da aspiração na hora da introdução da agulha. Não é recomendado aquela aspiração, só para líquidos irritantes ou com consistência mais grossa, o que não é o caso da vacina”, explicou a presidente do Coren em entrevista ao Jornal da Cidade, da TV Cidade, nessa quinta-feira, 21.
Para Ana Paula, o caso poderia até mesmo ter resultado em uma infecção na secretária: “Na hora que você abre a agulha para fazer a aspiração, não é recomendado que você faça o reencape, pois pode perfurar um tecido seu e depois causar contaminação [na pessoa vacinada].”
Conforme o entendimento do Coren, o melhor a se fazer neste momento é que o erro seja reconhecido e a secretária seja vacinada, “da forma correta, por alguém que já tenha a expertise e que já está na linha de frente nas salas de vacinação do município”.
A declaração do Coren vai contra a afirmação da Prefeitura de taxar o vídeo, que está disponível em sua própria página, como fake news.
Do Repórter Ceará
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo