Conforme informado pelo SAAE de Morada Nova, foram detectados diversos casos de ligações de ramais de imóveis à rede distribuidora de água sem autorização, nem registro na autarquia e sem emissão de conta de consumo, procedimento popularmente conhecido como “gato de água”. Mesmo com a fiscalização e notificação administrativa, os infratores insistiram na prática ilícita, determinando a realização dessa operação conjunta.
Durante as diligências, com o apoio dos técnicos do SAAE, os quais já haviam mapeado alguns dos casos mais graves de ligações clandestinas na cidade, foram detectadas irregularidades em quatro imóveis (três residências e um estabelecimento comercial). Em todos os casos, os hidrômetros instalados nos imóveis não registravam o consumo de água, culminando na prisão em flagrante dos responsáveis, pela prática do crime de furto.
Conforme o titular da 2ª Promotoria de Justiça, Gustavo Pereira Jansen de Mello, a prática do “gato de água” gera uma série de problemas para o sistema de abastecimento, na medida em que favorece o vazamento e o desperdício, causando prejuízo financeiro ao município. Além disso, tal conduta gera uma situação injusta aos consumidores regulares, que acabam pagando a conta daqueles que fazem uso das ligações clandestinas. Em se tratando de Morada Nova, a prática é ainda mais reprovável, dada a situação de escassez hídrica da região, que sofre com a falta de chuvas regulares a maior parte do ano. (Do MPCE)
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo