REDIRECIONAMENTO

sábado, 11 de julho de 2020

Cearense de 115 anos é reconhecida como pessoa mais velha do Brasil e terceira do planeta

No Ceará, mais precisamente no Bairro Messejana, em Fortaleza, reside a pessoa mais velha do Brasil e a terceira do planeta. Francisca Celsa dos Santos, de 115 anos, foi validada pelo Grupo de Pesquisa em Gerontologia – em inglês, Gerontology Research Group (GRG) – nesta sexta-feira, 10.

Apesar de estar na terceira posição no planeta, dona Francisca pode chegar a se tornar a pessoa viva mais velha do mundo. O título pertence, atualmente, à japonesa Kane Tanaka, com 116 anos e 320 dias.

“Eu sou muito orgulhosa de ter uma parente tão próxima com tanta vida, que viveu bem. Minha avó tem uma família que a ama muito, e a gente também foi muito amado”, contou a neta de Francisca, Fernanda Aliny Barrozo.

Mesmo com as limitações causadas pela idade, em razão de se locomover através de cadeira de rodas e a alimentação ser feita através de leite e suplementações, dona Francisca ainda demonstra lucidez. A prova: Em seu aniversário de 115 anos, ela cantou ‘parabéns’ para si mesma.

O processo para a validação pelo GRG iniciou em abril deste ano. O Grupo trabalha desde a década de 1990 com a longevidade humana e é uma das entidades indicadas ao Guinness Book de Recordes para validar idades.

Do Repórter Ceará (Foto: Arquivo Pessoal)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo