E no minuto de hoje, eu decidi voltar a este tema com o objetivo de esclarecer como a pulverização das candidaturas pode ajudar na reeleição daqueles que querem continuar no comando das prefeituras.
O primeiro ponto é que, como eu expliquei no último minuto, há uma tendência para que novos nomes entrem na disputa pelo executivo municipal. O problema é que apesar do número de candidatos aumentar, o número de eleitores permanecerá o mesmo, o que significa que os eleitores da oposição estarão divididos e a suas chances de eleger um prefeito serão muito menores.
Do outro lado da disputa estará o prefeito, que tem sob o seu controle a máquina pública, que é a principal fonte de emprego e renda em boa parte das nossas cidades. E isso significa, que o prefeito tem alguma popularidade naquele território e que as muitas pessoas que precisam da prefeitura para sobreviver, não só votarão no prefeito, mas também farão campanha para ele.
Além disso, se cinco candidatos da oposição resolvem entrar na disputa pela prefeitura, o tempo de propaganda e os recursos do fundo eleitoral terão que ser divididos entre esses cinco, quando, na verdade, eles poderiam ser usados apenas por um candidato apoiado por uma coligação opositora. Já o prefeito, tem o seu tempo e os recursos preservados.
Mas, apesar de reconhecer que há uma tendência para o surgimento de novos nomes na disputa, eu suponho que esses novos nomes poderão abrir mão de suas candidaturas ao considerarem as dificuldades de vencer a corrida eleitoral em cidades que não têm segundo turno, como é o caso da nossa.
Por isso, o que digo é que as chances da oposição serão definidas pela quantidade de candidatos opositores.

Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo