REDIRECIONAMENTO

sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Em novo local, Quixadá realiza 23º Encontro dos Profetas da Chuva neste sábado, 12

O 23º Encontro dos Profetas da Chuva acontecerá no próximo dia 12 de janeiro, na Faculdade Cisne em Quixadá, no Sertão Central. Nesta edição é aguardado um número recorde de participantes, expectativa essa dos idealizadores e organizadores, o comerciante João Soares e o engenheiro químico Helder Cortez. Para este ano, a confraternização deverá receber aproximadamente 40 “profetas”, como são conhecidos homens e mulheres a apontarem dos sinais da natureza, suas previsões sobre a quadra invernosa para o ano de 2019 no sertão nordestino.

Sempre realizado no segundo sábado do ano novo, no Dia do Profeta da Chuva, data oficializada no município, além de tradicional, se estendendo por mais de duas décadas, o Encontro também é o maior do País nesse gênero. Em razão da participação de um grande número de “profetas”, costuma atrair autoridades na área da agricultura e pecuária e a mídia nacional: “Com um maior número de cientistas populares, maior a probabilidade de acertos”, explica João Soares.

João Soares, que também desenvolve suas profecias, está otimista. Ele comunga com o diagnóstico dos profetas dos Inhamuns e prevê o período da quadra chuvosa inferior a um bom inverno. Entretanto, quanto mais análises, mais apurada fica a definição paralela à apresentada pelo órgão oficial do Estado, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Como o Encontro de Quixadá reúne um maior número de profetas e de várias regiões, a probabilidade de acerto é maior, reitera.

Além de mais de uma dezena de profetas e profetisas de Quixadá, estão confirmadas a participação de representantes de Aracati, Camocim, Ipu, Limoeiro do Norte, Orós, Russas, Tauá, Sobral, Quixeramobim e outros municípios. Os mesmos serão recepcionados com um café da manhã especial, seguido de homenagens a personalidades e após o Encontro será servido um almoço ao público.

A novidade este ano será a campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis. Como o público espectador costuma ser superior a 500 pessoas o objetivo é angariar meia tonelada de produtos para distribuição com famílias carentes sertanejas, visto que são elas as mais afetadas quando boas chuvas não chegam às suas lavouras, acrescentou Soares e Cortez.

Serviço:
23º Encontro de Profetas da Chuva
Data:  12 de janeiro às 8h
Local: Campus da Faculdade Cisne – Estrada do Açude Cedro – Quixadá

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo