REDIRECIONAMENTO

quarta-feira, 9 de maio de 2018

A visão de Luís Henrique e a Luta de Conselheiro

Hoje vamos conhecer o texto vencedor  do Primeiro lugar do concurso de redação do projeto "O Quixeramobim do Conselheiro Antonio". O estudante do 3° ano A da Escola Humberto Bezerra,  Luís Henrique Nobre da Silva levou pra casa um Notebook , uma placa comemorativa e um ano de internet grátis. Confira:

Conselheiro ontem e hoje: As marcas da resistência
Século XIX, março de 1830, nasce em Quixeramobim uma das figuras mais ilustres da história do Brasil. Antônio Vicente Mendes Maciel, o Antônio Conselheiro. Muitos são os aspectos determinantes para esse homem ser tão estudado, mas um fato é indispensável: de ter sido um dos maiores líderes populares da história do Nordeste, defendendo seu povo até o fim diante de um genocídio cruel em massa, feito pela recém instalada república. Como o ser humano é capaz de tamanha crueldade com seus próprios semelhantes que buscavam apenas por uma vida nova? 

O povo cansado de ser explorado pelos grandes latifundiários e pela elite da época viram na figura de Conselheiro algo bíblico assim como: Moises ou Jesus, um líder que lhes dariam uma oportunidade de viver melhor situação que na época era impossível, devido as dificuldades na vida, sejam elas imposta pelo clima ou pela recém implantada republica, que só havia causado mais, sofrimento na vida dos sertanejos, que apenas batalhavam em busca da sobrevivência em seu dia a dia castigados pelo sol escaldante em pleno Sertão Nordestino. 

Um genocídio, por muitos esquecidos, que foi responsável por exterminar milhares de pessoas entre elas: crianças, mulheres e idosos, comparado hoje, a tragédia na Síria, um verdadeiro massacre a céu aberto, apenas por estarem buscando uma vida mais digna como todos devem ter direito, mas lhe foi arrancado brutalmente, apenas pela má informação do povo que acreditavam em tudo que lhes era passado pela mídia da época que lhes mostravam um Conselheiro totalmente diferente, um louco que queria acabar com o país, e então apoiaram o exército na derrubada de Canudos. 

A luta de Conselheiro não teve fim na queda de canudos, a desigualdade ainda se encontra nos dias atuais, na luta pela terra com o MST - Movimento dos Trabalhadores Sem Terra-, dentre outros movimentos que lutam pela reforma agrária, na falta de emprego, na exploração das grandes empresas com seus funcionários, na corrupção do governo com a população, na manipulação da mídia com os cidadãos. Sejamos todas marcas desse grande legado. (Do SerTão Para Ser do Ceará)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo