REDIRECIONAMENTO

segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Secretário de Segurança cobra participação efetiva do Governo Federal no combate à violência

A possibilidade de o Conselho Estadual de Segurança Pública do Ceará pedir intervenção federal para coibir a violência no estado foi comentada pelo secretário de Segurança André Costa, neste domingo (14), em postagem em uma rede social.

“Precisamos sim de uma intervenção federal não só no Ceará, mas em todos os estados do País na área de segurança pública. Não o Governo Federal assumindo o papel dos estados mas, sim, assumindo o seu papel constitucional”, disse o secretário.

Na postagem, o secretário André Costa lista uma série de medidas que deveriam ser tomadas pelo Governo Federal para coibir a onda de violência presente em todo o país. Entre as “sugestões” do secretário ao Governo Federal estão:

Ter um Plano Nacional de Segurança Pública, inclusive prevendo fontes de custeio e investimento para a segurança nos estados, a exemplo do que existe para a Educação e a Saúde;

Cuidar das fronteiras secas e molhadas, investindo mais nas Forças Armadas e na Polícia Federal;

Investir na Polícia Federal e nas Polícias Civis para que estas possam combater as facções criminosas que atuam em todos os estados do País;

Investir na Polícia Rodoviária Federal (PRF) para evitar que as drogas e armas que passam pelas fronteiras cheguem ao Ceará e aos demais estados, pois quase tudo vem por via terrestre;

Cobrar a participação de empresas em áreas que resolverão, em definitivo, problemas de segurança pública como, por exermplo, empresas de telefonia bloqueando sinais de celulares em presídios de todo o País e bancos obrigados a instalação de dispositivos que destruam cédulas sde caixas eletrônicos em caso de violação.

“Precisamos dessa intervenção. O debate da questão da segurança precisa ser feito com responsabilidade, seriedade e transparência. Não há soluções mágicas ou mirabolantes. É um processo gradual que precisa ser feito a muitas mãos”, conclui André Costa. (Do G1-CE)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo