REDIRECIONAMENTO

quinta-feira, 13 de julho de 2017

“Você, prefeito por um dia” chega ao fim com entrega de relatório contendo demandas e sugestões da população local

No dia que Quixeramobim recepciona representantes de 12 municípios do Sertão Central para avaliarem a execução do Plano Plurianual do Governo do Ceará na região, ou seja, debater o melhor aproveitamento dos recursos públicos para atender com mais efetividade as novas demandas, a Fundação Canudos realizou a entrega do relatório final do quadro “Você, prefeito por um dia”.

A ação ocorreu por mais de quatro meses dentro do Programa Ponto de Vista, da Canudos FM 106,7, e na ocasião a equipe de reportagem visitou todos os bairros, ouvindo a população sobre o que fariam se fossem prefeitos por um dia em seu bairro. O quadro contou com diversas participações, que sugeriram, cobraram e incentivaram a realização de ações sócias ambientais e culturais. O programa especial de entrega do documento foi transmitido pela Canudos FM e Campo Maior AM 840, e retransmitido pelo Facebook e demais ferramentas do grupo, como o Quixeramobim Agora e Repórter Ceará.

Com a finalização do quadro, um relatório foi elaborado com todas as demandas apresentadas pelos ouvintes e nesta quinta-feira, 13/07, integrantes da Fundação Canudos e Sistema Maior de Comunicação realizaram a entrega formal do documento à representantes dos poderes Executivo e Legislativo Municipal.
Claudinha Borges, vice-presidente da Câmara Municipal, inicialmente justificou a ausência do presidente François Saldanha, e salientou que o documento será utilizado pelo Poder Legislativo para que, através dele, possa apresentar requerimentos ou elaborar projetos com base nas demandas populares: ”Esse relatório servirá muito para nosso semestre. Vamos fazer cópias e entregar a todos os nossos colegas vereadores para que eles tomem ciência do que a população está sugerindo”.

O vereador Francisco José, o Kim, 1º secretário da mesa diretora, sugeriu que o município possa utilizar o formato do quadro “Você, prefeito por um dia” para colher as demandas da população na construção do Plano Municipal Participativo: “Isso pode ser implementado nos próximos anos para a gestão. Pode servir como referência não só para o município, mas para os demais gestores. A população não quer só votar, quer colaborar com ideias”, disse.

Representando o prefeito municipal Clébio Pavone, que encontra-se em viagem a Recife para recebimento de um prêmio, o professor e seu assessor Marcos Machado, ao lado de outros representantes das secretarias municipais, recebeu o documento e apresentou respostas as demandas:

Melhorias e revitalização de calçamentos
Marcos relatou que a Prefeitura contratou uma empresa para que, no início de setembro, possa iniciar o processo de recuperação de todo o calçamento. Segundo ele, a afirmação partiu do próprio prefeito.

Saneamento
Em relação a esse aspecto, foi respondido que é uma obra que está em continuidade através das etapas do projeto Sanear.

Acesso a espaços de Esportes, Lazer e Cultura
O assessor falou sobre a recuperação de ginásios poliesportivos e parques de lazer. Além disso, ressaltou que a ordem de serviço para a construção da Areninha de Quixeramobim está prevista para ser assinada em agosto.

Saúde
“É um ponto de muitas recorrentes, que exige recursos. As demandas a cada dia são novas e mais caras”, disse Machado, que ressaltou o funcionamento da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional do Sertão Central, como também, a instalação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, na cidade.

Melhorias e revitalização da iluminação pública
Foi lembrado que a gestão já tem trabalhado nesse ponto, para evitar transtornos, sendo um dos aspectos inclusos na segurança pública.

Segurança
“É um tema que precisa ser debatido, pois segurança não é um aspecto que se resolve somente com ações ostensivas”, lembrou Marcos. Além disso, o assessor falou do programa cidade digital, que pretende instalar equipamentos digitais em pontos estratégicos da cidade para auxiliar no serviço de vigilância eletrônica, como também, ressaltou que o Governo do Estado está planejando implantar o serviço 24 horas na Delegacia do município.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo