Há 121 anos, Guglielmo Marconi deu os primeiros passos em direção ao que viria a ser o primeiro veículo eletrônico de comunicação de massa: o rádio.
As transmissões de seu invento passaram a entrar em casas trazendo informação e entretenimento... E foi além... Alimentou sonhos, transformou mentes e aproximou pessoas. O rádio deu o pontapé inicial para a formação da identidade nacional.
Inteligente, rico e apaixonado pelo mar o italiano Guglielmo Marconi cresceu imaginando como poderia vir a ser feita a comunicação entre navios ou entre os homens que estavam embarcados e as pessoas que ficaram em terra.
O fato é que esta inquietação o perseguiu por toda vida e fez com que Marconi abandonasse a Universidade de Griffone, para se dedicar as suas investigações.
Em 2 de junho de 1896, ele registou a patente de um sistema de comunicações sem fio. Tempos depois, usou seu invento para para receber e transmitir sinais em código Morse. Nascia ali o protótipo do Rádio que conhecemos hoje.
E este feito o tornou conhecido no mundo inteiro. Guglielmo virou uma personalidade. Em países de língua portuguesa passou a ser chamado de Guilherme Marconi. Ele é considerado o descobridor da telegrafia sem fios. Embora não tenha sido o inventor de nenhum dispositivo em particular, soube como usar outros inventos para dar vida a comunicação a distância na forma da radiotelegrafia e radiotelefonia.
Em todo o mundo seu nome ficou vinculado a invenção do rádio. Em reconhecimento ao seu trabalho Guilherme Marconi recebeu em 1909 o Nobel de Física.
Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação com EBC
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo