REDIRECIONAMENTO

sexta-feira, 2 de junho de 2017

Chances de El Niño para 2018 diminuíram em maio

Após cinco anos consecutivos de seca, neste ano, o Ceará encerra a quadra chuvosa (fevereiro a maio) sem atingir a média histórica, mas ficou no intervalo (de 505 a 695 mm) considerado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) em torno da média. Enquanto a situação hídrica do Ceará segue preocupante, o monitoramento das condições climáticas para 2018 traz um alívio momentâneo: os fatores de formação do El Niño recuaram no mês de maio. Assim, o fenômeno pode não acontecer ou vir com pouca intensidade no próximo ano.

O aquecimento anormal das águas de superfície do Oceano Pacífico caracteriza a ocorrência do El Niño. Pela dimensão do Oceano, este aquecimento é gradual ao longo dos meses. As observações de maio apontam para um resfriamento destas águas, explica Raul Fritz, meteorologista da Funceme. A condição do Pacífico ainda é de águas superficiais aquecidas, porém estão agora mais próximas da neutralidade.

Conforme Fritz, estas condições podem mudar com uma possível retomada do aquecimento das águas. Com os dados coletados até a terceira semana de maio, ainda há 55% de chances de manifestação do El Niño no fim deste ano e início de 2018. “Existem volumes de água aquecida abaixo da superfície que tendem a subir. Mas não são volumes expressivos, podemos até ter um El Niño fraco”, informa Fritz. Ele explica que o fenômeno intenso tem mais poder de prejudicar a formação de nuvens de chuva no Ceará durante a quadra.

As anomalias positivas na temperatura de superfície do Pacífico Equatorial foram divulgadas em maio pelo órgão norte-americano National Climatic Data Center (NDDC). No entanto, há ainda previsão de aquecimento para o segundo semestre deste ano na chamada “análise probabilística de consenso”. Conforme divulgação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a confirmação do El Niño tem menos possibilidades em comparação com previsões feitas nos meses anteriores. (Do O Povo Online)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo