REDIRECIONAMENTO

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Após visita, deputado defende construção de Centro de TIC no Campus da UFC de Quixadá para viabilizar Polo Regional

Uma manhã de muito debate sobre o futuro de Quixadá e suas potencialidades na área da educação, tecnologia, comunicação e geração de emprego e renda. Ocorreu nesta sexta-feira, 02, no Instituto Federal do Ceará (IFCE) e no campus da UFC, daquele município, uma visita técnica da Câmara Federal.

Comandada pelo deputado Odorico Monteiro (PROS), a visita teve o objetivo de fomentar na região a criação de um polo de tecnologia que agregue valor aos cursos de tecnologia da informação e comunicação ofertados no município e estimule a criação de um mercado para absorver a mão de obra formada ali. Atualmente são ofertadas na região 300 vagas/ano para Sistemas de Informação; Engenharia de Software; Redes de Computadores; Ciências da Computação; Engenharia de Computação e Design Digital.
Participaram da visita integrantes das Comissões de Educação e de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados, além de representantes do Governo do Estado, através das Secretarias de Ciência e Tecnologia, Educação e ADECE, Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (BRASSCOM), e representantes de empresas ramo da tecnologia de informação, como Google e Oracle.

Estiveram ainda presentes ao encontro, o vice-reitor da UFC, Custódio Luís Silva de Almeida, e o reitor do IFCE, Virgílio Augusto Sales Araripe. O deputado Odorico Monteiro montou como agenda do evento a possibilidade de construção de um Centro de TI dentro do campus da UFC de Quixadá para servir como base do Polo de Desenvolvimento de Tecnologia da Informação e Comunicação do Sertão Central.
“Aqui em Quixadá, por ter um campus temático com seis cursos da área de TI já com um potencial enorme de produção cientifica, é um espaço que queremos atrair investimentos [...] ou seja, estamos aqui dando um ponta pé inicial para a construção de um Polo de Tecnologia e Comunicação no Ceará e eu fico muito à vontade porque há 10 anos que estamos batalhando por um Polo de Tecnologia da Saúde da FIOCRUZ,  em Eusébio, e já vão ser inauguradas agora as instalações e vamos iniciar essa experiência de Polo de TI, que com certeza será bem sucedido”, disse.

Segundo o parlamentar a construção desse prédio, avaliado em R$ 4 milhões, servirá para abrigar as chamadas start-ups, que são empresas fundadas por alunos, professores e pesquisadores: “A partir daí vamos trabalhar para que outras empresas grandes possam estar aqui convergindo, fazendo investimentos, colocando seus desafios de TI e contratando os pesquisadores daqui para criarem soluções”.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo