REDIRECIONAMENTO

segunda-feira, 18 de abril de 2016

A Câmara aprovou o impeachment. O que acontece agora?

A Câmara dos Deputados aprovou neste domingo (17/04) o processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. Mais de 360 deputados se manifestaram favoravelmente à saída da presidente.

Agora, o processo segue para o Senado. Lá, serão duas votações. A primeira decidirá se os senadores discutirão ou não o processo. Nessa etapa, é necessário apenas maioria simples (41 dos 81 votos). Caso a maioria vote pela continuidade, a presidente é afastada do cargo por até 180 dias. O Senado fica então responsável pelo seu julgamento. Nesse período, o vice-presidente, Michel Temer, assume a presidência.

A segunda votação no Senado, para decidir definitivamente sobre o afastamento da presidente, é comandada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), atualmente Ricardo Lewandowski, e exige dois terços dos votos (54 dos 81 senadores) para a condenação.

Caso Dilma seja absolvida, ela volta a ocupar o cargo de presidente até o final do mandato. Se ela for afastada, Michel Temer assume. O parecer enviado pelos deputados deve ser lido em sessão desta terça-feira (19).

Depois disso, os blocos ou líderes partidários deverão indicar integrantes da comissão especial que analisará o caso. O colegiado será formado por 21 senadores titulares e 21 suplentes.A Secretaria Geral da Mesa estima que o parecer da Comissão deverá ser votado na comissão até dia 5 de maio.

Independente de recomendar a admissibilidade ou não do processo pelo Senado, o parecer é enviado ao plenário da Casa. O documento é lido e, após 48 horas, é votado nominalmente pelos senadores. A Secretaria Geral da Mesa do Senado projeta que a votação aconteça entre os dias 10 e 11 de maio. (Do Uol e G1)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo