REDIRECIONAMENTO

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Chuva em torno da média não deve alterar quadro de estiagem pelo 4º ano seguido

Estiagem
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) elaborou prognóstico climático para os meses de maio, junho e julho no Ceará. A maior probabilidade  é para chuvas em torno da média. Entretanto, os meteorologistas da instituição ressaltam que, por se tratar do período em que as chuvas começam a diminuir no Estado, mesmo se atingirem os índices da média histórica, elas não devem reverter os danos causados pela estiagem, pois se trata de um trimestre com precipitações reduzidas.

A média somada dos próximos três meses é de 142,8 milímetros (89,9mm em maio, 37,5mm em junho e 15,4mm em julho). Esse índice é bem inferior, por exemplo, à média do trimestre fevereiro, março e abril, que é de 517,6mm. “Essa nova previsão aponta para o último mês da quadra chuvosa e para a pós-estação chuvosa. Na climatologia do Ceará, é um período de diminuição das precipitações”, explica o meteorologista Raul Fritz.

Segundo ele, em maio, a Zona de Convergência Intertropical ainda pode fazer chover no Estado e também nesse mês começarão as precipitações causadas pelos Distúrbios Ondulatórios de Leste ou Ondas de Leste, cuja atuação permanece até julho e atinge principalmente a faixa litorânea e a Região Jaguaribana. “Ainda choverá, mas mesmo se forem em torno da média, os acumulados das precipitações devem ser mais baixos nos próximos meses”. (Do Diário do Nordeste)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo