REDIRECIONAMENTO

segunda-feira, 9 de março de 2015

Projeto de lei é aprovado sem garantia de financiamento

Image-0-Artigo-1811570-1
Foto: Tuno Vieira
Aprovada no último dia 25 na Câmara dos Deputados, a Política Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca institui uma comissão nacional para discutir ações para recuperação do meio ambiente e políticas de convivência com o semiárido. No entanto, o projeto já enfrenta críticas, uma vez que não estabelece um fundo para financiar as atividades previstas na legislação.

Proposta pelo ex-senador cearense Inácio Arruda (PCdoB) em 2007, a matéria foi aprovada no plenário da Câmara Federal no fim do mês passado, incorporando sete emendas sugeridas em plenário, sendo duas de autoria do deputado federal do Ceará Moses Rodrigues (PPS), novato na Casa. Como o projeto foi revisado na Câmara, volta ao Senado para aprovação final.

O deputado Moses Rodrigues acrescentou ao projeto a garantia de instalação de sistemas de captação e uso da água da chuva em cisternas e barragens superficiais e subterrâneas, além de poços artesianos onde houver viabilidade ambiental. A outra emenda do parlamentar garante que haja estímulo à criação de centros de pesquisas para desenvolvimento de tecnologias de combate à desertificação e de promoção de atividades econômicas essenciais nas regiões afetadas.

O deputado federal cearense André Figueiredo (PDT) ainda apresentou uma emenda à proposta votada em plenário, mas a sugestão foi rejeitada. O congressista reivindicava a criação do Fundo Nacional de Combate e Prevenção à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca para assegurar financiamento da política. "Tal ausência de meios para o financiamento da política a torna frágil e suscetível à paralisação de suas ações", argumentou, em vão, o pedetista. (Fonte: Diário do Nordeste)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo