REDIRECIONAMENTO

quarta-feira, 18 de março de 2015

Páscoa com produtos até 10.9% mais caros

O consumidor vai gastar, em média, 10,9% a mais do que o ano passado, com a compra de produtos para a Páscoa. Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) com varejistas, todos os produtos analisados apresentaram aumento de preço. Os ovos de Páscoa em geral apresentam a maior alta (10,9%). Nos demais itens, os importados foram os que apresentaram maior alta nos preços em relação ao ano passado, chegando a 10,9%, impulsionados principalmente pela alta do dólar.

A cerveja registrou o segundo maior aumento (9,1%), seguido pelos vinhos importados (8,7%), refrigerantes (8,5%) e vinhos nacionais (8,0%). O bacalhau, tradicional prato da época, registrou 7,0% de aumento nos preços.

Sobre o impacto do câmbio nos importados, o presidente da Associação Brasileira de Importadores e Exportadores e Bebidas e Alimentos (Abba), Adilson Carvalhal Júnior, diz que a maiorias das importadoras viraram a tabela no início do ano com dólar ao redor de 2,70 e ainda não repassaram estes últimos aumentos do dólar, que hoje chega a R$ 3,23.

De acordo com informação do Departamento de Economia e Pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), os pedidos foram feitos antes das últimas elevações e já estão nas lojas, por isso não serão repassadas.

Adilson Carvalhal Júnior adianta que todos estão aguardando o final do mês para ver a necessidade de uma nova mudança de tabela. “Nossos associados não trabalham com commodities e sim com marcas, o que faz com que o impacto não seja automático, mas o aumento no início do ano foi ao redor de 12%”, comenta, acrescentando que até o final deste mês deve haver outro aumento. (Fonte: O Povo)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo