REDIRECIONAMENTO

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Comunidade quilombola de Solonópole busca reconhecimento

Reprodução: Walter Lima
Há 104 km de distância do município de Quixeramobim, várias famílias descendentes de escravos buscam o reconhecimento de uma comunidade quilombola em Solonópole, no Sertão Central.

Uma das descendentes, Lurdes, moradora da comunidade de Estrela, zona rural de Solonópole, afirma que seu pai, para fugir do engenho, colocou fogo nos canaviais de Alagoas e fugiu para o Ceará. “Meu pai e minha mãe fugiram pela noite de Alagoas. Essa história eu sei desde os nove anos de idade”, disse.

Mantendo a cultura viva, as danças “Maneiro Pau” e “Dança do Coco” são passadas de geração em geração na comunidade. Outros moradores também afirmam ser descendentes de escravos e pedem ajuda para conseguir recursos para o movimento quilombola.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo