Reprodução: Walter Lima |
Uma das descendentes, Lurdes, moradora da comunidade de Estrela, zona rural de Solonópole, afirma que seu pai, para fugir do engenho, colocou fogo nos canaviais de Alagoas e fugiu para o Ceará. “Meu pai e minha mãe fugiram pela noite de Alagoas. Essa história eu sei desde os nove anos de idade”, disse.
Mantendo a cultura viva, as danças “Maneiro Pau” e “Dança do Coco” são passadas de geração em geração na comunidade. Outros moradores também afirmam ser descendentes de escravos e pedem ajuda para conseguir recursos para o movimento quilombola.
Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo