O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Quixeramobim (SAAE), emitiu uma nota de esclarecimento sobre o racionamento de água iniciado em agosto no município. Segundo o órgão, os métodos adotados em duas das três etapas que ocorreram de 05 a 15, de 16 a 24 e de 25 a 31 de agosto, houve gastos excessivos de água.
O problema, segundo o SAAE, está no armazenamento de água que ocorria anteriormente ao racionamento. Na primeira etapa, por exemplo, em alguns bairros o consumo chegou a dobrar nas horas que antecedia o corte de 12 horas no fornecimento. Muitos usuários acabavam armazenando excessivamente a água em recipientes, o que contribuiu para o elevado índice de consumo.
Somente na terceira etapa, onde foi adotado o método de diminuição da vazão na Estação de Tratamento de Água, foi possível economizar 25% em relação os outros dois modelos adotados anteriormente, que era de corte no fornecimento de 12 e 24 horas em bairros diferentes.
Mesmo com as medidas adotadas, o órgão lembrou através da Nota que conseguiu perfazer uma economia de água na ordem de 50.000m³ somente no mês de agosto, e conclui: “É viável prosseguir com esse método de redução progressiva da vazão, ou seja, iremos racionar na distribuição da água de forma cada vez mais evidente, mantendo o abastecimento, porém na menor vazão possível”, diz o documento.
O SAAE solicita que a população “abrace” a iniciativa e contribua para o combate ao desperdício: “É preciso economizar cada vez mais, alertamos para a prática de desperdício que ainda encontramos em nossa cidade, lavagem de calçadas, carros, e até mesmo ruas, o que prejudica toda a população. Gostaríamos ainda de agradecer a toda a população que vem contribuindo em todos os aspectos e conclamamos aos demais que se engajem nesta campanha, para que juntos possamos conviver da melhor forma possível com a escassez desse bem tão precioso” diz a nota.
Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo