REDIRECIONAMENTO

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

É uma sensação mágica! Verdadeiro frisson!

Eis o artigo de Luzienne Souza, que destaca a realização da Festa da Padroeira Santa Rita, em Redenção:

"... As Festas de Santa Rita começam uma semana antes na cidade, com o parque de diversões chegando, isso já dá aquele frisson, gera uma grande energia nos filhos de Redenção..." (Cássio Araújo em entrevista ao Programa Diário de Cinema, em 02/08/14).

Quando crianças, adolescentes ao ouvir rumores de que "os parques" (parque de diversões) haviam chegado para as Festas de Santa Rita, corríamos para a praça, onde eram montados ao redor da Igreja Matriz. As mães ficavam meio que furiosas, pois queríamos ficar lá o dia inteiro, até vê-lo funcionando.

Setembro é um mês muito esperado em Redenção, uma quinta-feira, dia escolhido para pegar a imagem de Santa Rita de Cássia na Capela que fica ao pé da serra, no primeiro dia de novena é emocionante. O andor da Santa é rodeado de rosas, Ela desce os degraus da capela levada pelos fiéis e ali mesmo o Padre celebra a primeira missa, depois todos seguem em procissão até a Igreja Matriz de Nossa Senhora Imaculada Conceição, onde durante as nove noites acontecem às celebrações, com a presença de muitos devotos, de pessoas que pagam promessas vestidos com mantos iguais ao da Santa, ou que vestem preto e participam das novenas em agradecimento a graças, milagres alcançados.

Fico a pensar, quantas histórias de amor não nasceram nesse período de festas? Quantas crianças nasceram nesse abençoado mês em Redenção? Eu mesma tive o privilégio de ter meu primeiro filho em 21.09. É tão mágico esse período que agora mesmo a pequena Nicolle Freitas, filha do jovem casal Bergson Bremmer e Gleicielly Maria antecipou o nascimento, veio ao mundo no dia 13.09. Parece até que a pequena Nicolle percebeu que a cidade já está em festas, que o parque já está em Redenção! Deus a abençoe!!

Recordo as grandes filas ao redor dos brinquedos do parque, da roda gigante nem se fala, período de namoro, todos queriam ir ao lado da namoradinha, do namoradinho e lá no alto aquela parada certa para um beijinho roubado! Nos barcos de madeiras com cordas o esforço era tremendo, mas era delicioso ir bem alto, arriscar ficar de pé, ruim era o barulho da borracha de pneus que ficava em baixo do barco quando freava bruscamente, quebrava qualquer emoção, anunciava que a viagem chegava ao fim. Quando jovens, sem medo ou noção do perigo, combinávamos com amigos e amigas de ir ao espalha a brasa, cadeiras unidas, onde cada jovem segurava a cadeira da frente e quando começava a rodar, com os pés impulsionávamos a cadeira, fazendo-a voar pelos ares com o colega que estava sentado, era uma sensação fantástica, um frio imenso na barriga, protegidos pelos anjos, pois só no futuro veio à conscientização do risco que todos corriam.

Recordo também quando fugíamos das aulas do Centro Educacional Perboyre e Silva, nosso colégio Cenecista, na hora do recreio e Piúde (Maria de Lourdes, assistente), gritava: "VOU DIZER A D. IRISMAR, CHEGA DR. FRANCISCO ESTÃO FUGINDO!", rsrs, nada nos segurava. D. Irismar e Dr. Francisco eram os diretores do colégio. Queríamos ver o leilão, aliás quem estava participando do leilão, arrematando prendas. Muitos corriam e ficavam horas no tiro ao alvo, ganhando prêmios, pelas barracas comendo guloseimas, tomando umas geladas ou selecionando canções para o rapaz do som do parque colocar pra tocar e ainda anunciar pra quem era a canção, detalhe, muitas vezes era feito suspense, não era identificado quem estava enviando ou pra quem era a canção, citando apenas a cor da roupa que estava usando, bom demais!

Para nós filhos e filhas de Redenção, o período do novenário de Santa Rita de Cássia, maior da cidade e um dos maiores da região do Maciço não é só um momento de FÉ, é também de esperança, de encontros e reencontros. É nesse mês de setembro também que muitos filhos que moram há anos em Manaus, São Paulo, Roraima, Belém, São Luiz, etc., retornam para rever familiares e amigos. E pra quem não sabe as vendas no comércio local crescem nesse período, sejam em bares, restaurantes, supermercados, lanchonetes, pois muitos sãos as pessoas que colocam barracas à noite, que fazem serestas, festas, muitos ambulantes, autônomos chegam à cidade para vender alguma coisa, mas o que muitos não imaginam é que até os dias atuais ainda é tradição comprar a roupa nova, o calçado novo para usar na ultima noite de festas. Os comerciantes e lojistas é que agradecem, é um mês atípico com crescimento no faturamento. Até nos salões de beleza, nas manicures o ganho é maior e esse é um momento de agradecer mesmo, as bênçãos que Santa Rita de Cássia a Santa traz para a vida de muitas famílias.

A devoção a Santa Rita de Cássia em Redenção-Ce, acontece desde 1917, sempre no mês de Setembro, quando monsenhor Luís de Carvalho Rocha (pároco de Redenção), na ocasião trouxe a imagem da santa de Cássia (Itália) e mandou construir a capela em estilo gótico ao pé da serra.

Em 2014 o período será celebrado de 18 a 28 de setembro, sendo

Dia 18 (qui) a partir de 17h, - Missa campal aos pés da Capela de Santa Rita, procissão e hasteamento da bandeira na Igreja Matriz;
De 19 (sex) a 27 (sáb) - Novenas a partir de 19h;
Dia 28 (dom) às 17h - Procissão da Igreja Matriz até Capela, missa campal, em seguida benção das rosas, imagens, água, objetos e subida da imagem da Santa para Capela onde permanece até o ano seguinte".

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo