REDIRECIONAMENTO

sábado, 30 de agosto de 2014

Queda no PIB coloca Brasil em fase de recessão técnica

O Produto Interno Bruto Nacional (PIB) apresentou quedas de, respectivamente, -0,2% e -0,6%, no primeiro e segundo trimestres deste ano na comparação com os períodos anteriores. Os resultados divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a economia brasileira encolheu no primeiro semestre do ano com duas quedas seguidas do PIB, numa situação chamada de recessão técnica pelos economistas.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, culpou o cenário internacional fraco, a seca e a Copa pelo resultado negativo da economia brasileira. Embora haja outras avaliações, o país apresenta o pior desempenho econômico desde a crise mundial de 2008/2009, quando ocorreu quadro similar.

O professor do departamento de economia da PUC-SP, Claudemir Galvani, diz que na prática, isso serve como um alerta. Ele avalia que as quedas no PIB indicam que algo não vai bem, mas ainda não há muitos reflexos diretos na economia Segundo ele é diferente da recessão de fato, quando a situação do país está se deteriorando significativamente, e há alta do desemprego e dos índices de falência.

Segundo o IBGE a retração foi puxada pelo desempenho da indústria que caiu 1,5%. Na análise do coordenador da Conjuntura Econômica do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Daniel Suliano, a economia brasileira entrou em um ciclo de baixa de crescimento econômico. (Fonte: O POVO)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo