“O Gabinete das Maravilhas na Casa de Conselheiro”, leva os alunos a uma interação com brinquedos óticos, projeções e videoinstalações. O Gabinete é coordenado pelo cineasta Alexandre Veras e foi idealizado em conjunto com os alunos do Projeto “Patrimônio na tela – Oficinas de História, Linguagem e Prática em Documentário”. São três ambientes da Casa Antônio Conselheiro utilizados para a distribuição dos trabalhos. Pré-cinema, dispositivos óticos e brinquedos diversos apresentam-se em formatos audiovisuais com linguagem interativa e inovadora, o que chama bastante a atenção dos alunos.
A Exposição individual do arquiteto e artista Clewton Nascimento reúne 10 desenhos que registram bens culturais do município de Quixeramobim, nas dimensões do rural e do urbano. São traços elaborados com sofisticação e originalidade produzindo imagens resultantes dos olhares e viagens feitas pelo artista ao município. Além de imagens da zona rural, como a da Casa do Assentamento Recreio, os desenhos trazem em sua maioria edificações localizadas no Centro do Ceará, que formam a paisagem em volta da Casa onde nasceu Antônio Vicente Mendes Maciel, o Conselheiro.
João Pedro do Juazeiro, artista reconhecido internacionalmente por sua arte em xilogravura, traz a Quixeramobim a Exposição “Matrizes de Antônio” que expões 13 Xilogravuras elaboradas artisticamente partindo do universo conselheirista. As obras são resultados das incursões de João Pedro a Quixeramobim, a partir de oficinas ministradas no município – Liceu e comunidades rurais – em desenvolvimento de projetos com a ONG Iphanaq.
As exposições permanecerão abertas à visitação até a quinta-feira, 13, amanhã, feriado em alusão ao beato Conselheiro.
Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação




Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo