REDIRECIONAMENTO

sábado, 31 de agosto de 2013

31º Papo Cultural: “Educar para crianças é minha paixão”, diz Dona Zilá Carneiro

A 31ª edição do projeto Papo Cultural teve a participação da professora, ex-secretária de Educação, diretora de escola e ex-primeira Dama de Quixeramobim, Dona Zilá Zilda Carneiro. Durante a explanação de suas experiências como professora, ela ressaltou o amor pela arte de lecionar para crianças. “Educar para crianças é minha paixão”, disse.

Dona Zilá contou do tempo em que foi secretária, diretora e dos inúmeros trabalhos voltados para a Educação, principalmente os projetos desenvolvidos na Escola Dona Maria de Araújo Carneiro, onde foi coordenadora.
Zilá foi casada com o ex-prefeito de Quixeramobim, Álvaro Carneiro e fez um comparativo de como eram as coisas antes e como estão hoje. Segundo Zilá, os problemas de uma cidade nos dias atuais são muito mais complexos que os de antes. “Antigamente se pedia uma televisão na Praça, um chafariz, coisas que facilmente poderiam ser resolvidas. Hoje não, os problemas de uma cidade que crescem são muito maiores e mais complexos”.

Ao final do Papo, Dona Zilá foi presenteada com um CD do Boi de Reisado do Mestre Piauí e ainda nove postais de Quixeramobim produzidos por alunos do Ponto de Cultura Patrimônio Vivo. O projeto Papo Cultural é uma realização da ONG IPHANAQ, conta com o apoio da Fundação Canudos, SESC Ler e Sistema Maior de Comunicação.

Postado por: Jornalismo - SMC

Conheça os candidatos ao Conselho Tutelar de Quixeramobim

Neste domingo, 1º, é dia de eleição para escolha dos cinco conselheiros tutelares de Quixeramobim. Podem votar aqueles que tiverem acima de 16 anos e é necessário que o cidadão se dirija até sua seção eleitoral, munido de título de eleitor e um documento com foto. As seções estarão todas concentradas nas escolas das sedes dos distritos e da sede urbana. Veja a relação dos locais e seções, respectivamente: (https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhoGv77bSmHWRYtCHlLNCjAdiI5s46XOiIdhhalPWr62MSunk4iTT127VEWDGNfNSed0PpOP29_FuZsWhgGyJ7ZSYS4_iBbhmbSKSzqrYGMXf4vj7P7ehurAEeGf5MitK0fO2S_n0yej1H3/s1600/1.jpg)

No momento da votação, o eleitor receberá a cédula com a relação de todos os candidatos e seu número, e poderá votar em até cinco pessoas. 25 candidatos concorrem aos cargos. Para facilitar a identificação, em cada seção haverá um documento com as fotos dos concorrentes. Conheça-os:
Francisco Paulo Teles Nunes - 01

José Maria Nogueira - 02

Carlos Albé Pereira Cruz - 03

Adriana Umbelino da Silva - 04
Rodolfo Cosme Barbosa - 05

Júlio Cesar Carneiro de Oliveira - 06

Maria Gorete Sebastião Nobre - 07

Maria Eucilene de Oliveira - 08

José Rodrigues de Paula - 12

Izabel Zeferina do Livramento Saraiva - 13

João Umbelino de Sousa - 14

Antonio Hélio de Araujo - 15

Antonio de Pádua Pereira de Almeida - 16

Regilane Camilo da Rocha - 18

Francisco Nargério Matias Coelho - 19

Francisco Chagas Alves - 20

Edinildo da Silva - 21

César Augusto Brasil da Paz - 22

Pedro Henrique Fernandes - 23

Antonio Helder Ferreira da Silva - 24

Elaine Mara Vieira de Castro - 25

Jussara Tabata de Lima Sousa - 26

Maria Ocezina Martins Barbosa - 27

Jacqueline de Castro e Silva  Paulino - 28

Ana Maria Lemos da Silva - 29
Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Especial Grandes Nomes


Quer conferir as melhores de Roberta Miranda?

O Programa Especial Grandes Nomes, da Canudos FM 106,7, deste sábado, 31, apresenta, a partir das 19 horas, os maiores sucessos da cantora. Não perca!

Postado por: Jornalismo - SMC

Quixeramobim: Grupo de Teatro deixa de participar de Festival por falta de transporte

Por meio da rede social Facebook, membros do grupo de Teatro Ritmos da Arte, de Quixeramobim, pedem ajuda para solucionar um problema. Segundo o grupo, falta um transporte para levá-los até o município de Viçosa do Ceará, para participar do primeiro Festival de Teatro Rua, daquele município.

Os jovens passaram por um criterioso processo de seleção e conseguiram ser selecionados para participar do evento. O resultado de que eles estariam aptos a participarem saiu apenas no último domingo, 25. Desde então começou a saga do grupo por um transporte para levar a trupe de cerca de dez pessoas ao Festival, para apresentação do espetáculo “A Face do Artista”.
Por telefone, Cícero Alves, um dos integrantes do grupo, repassou à nossa equipe que desde que obtiveram a resposta positiva do Festival, buscou-se junto à secretaria de Cultura do município, através de ofício, um ônibus para o transporte dos artistas. Ainda segundo Cícero, o grupo foi informado pelo órgão que os ônibus escolares da cidade não poderiam fazer a viagem e que a Prefeitura não dispõe de outros.

O primeiro Festival de Teatro de Rua de Viçosa do Ceará começou ontem, sexta-feira, 30, e segue até dia 01 de setembro. Segundo Cícero, se eles saírem de Quixeramobim domingo, 01, antes do meio dia, há chance de apresentarem o espetáculo.

Postado por: Jornalismo - SMC

Fazenda Teotônio disponibiliza Guzolandos de alta linhagem

A Fazenda Teotônio, do Grupo Edson Queiroz, está disponibilizando para comercialização, matrizes selecionadas de um plantel especial de gado leiteiro. São novilhas Guzolando, produto do cruzamento das raças Guzerá, de origem indiana, com a Hostein Holandesa, especialmente preparadas para o convívio e produção em sistemas de criação extensivos na região do semiárido.

De acordo com o superintendente de Agropecuária do Grupo Edson Queiroz, Henrique Braga, estão sendo disponibilizadas ao mercado 100 cabeças, por conta da estabilização do rebanho nas fazendas de leite. "O Guzolando apresenta muitas vantagens na pecuária pela sua rusticidade, boas produções de carnes e leite e longevidades de produção e reprodução", diz.

Segundo explica, na Fazenda Teotônio, a média de produção de leite por vaca chega a 25 litros/dia, em regime semi-intensivo. Quanto ao peso por ocasião do abate, tanto machos como fêmeas alcançam 18 arrobas (540kg), pois os machos são abatidos precocemente em relação às fêmeas, que são abatidas somente por descarte técnico.

Ele adianta que, quanto ao preço das matrizes, vale a pena conferir, pois os valores são bastante atrativos, diante da qualidade do rebanho. "O Grupo Edson Queiroz cria o Guzolando há quase meio século. Do total do gado da Fazenda, cerca de 1.800 cabeças são Guzolando", diz ele.

Este gado é criado em todo o Brasil. O rebanho mais numeroso se concentra na região Sudeste. No Nordeste, a Fazenda Teotônio é destaque. Segundo a Associação Brasileira de Criadores de Zebuínos, existem 46 criadores ativos que registram Guzolando no País. (Fonte: Jornal Diário do Nordeste)

Ministério Público abre inquérito para investigar causas de blecaute no Nordeste

O Ministério Público Federal (MPF) no Piauí abriu hoje (30) inquérito para investigar as causas do blecaute que atingiu os estados do Nordeste na quarta-feira (28).

A interrupção no fornecimento de energia foi provocada pelo desligamento automático de duas linhas de transmissão que interligam os sistemas Sudeste/Centro-Oeste ao Nordeste, localizadas entre as subestações Ribeiro Gonçalves e São João do Piauí, no interior do Piauí. No local, foram identificados focos de queimadas.

O procurador Antônio Marcos Martins Manvailer, responsável pelo processo, pediu informações para a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) sobre os procedimentos adotados pelos órgãos na apuração da causas da interrupção do fornecimento de energia.

Segundo o procurador, o inquérito foi a fim de “tomar as providências necessárias para evitar novas ocorrências, bem como tomar as medidas atinentes em relação aos responsáveis pelo evento ocorrido.” (Da Agência Brasil)

Cid Gomes lança ProJovem Urbano para 8.000 jovens

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude (COJUV), inicia novas turmas do ProJovem Urbano. As aulas começam no dia 23 de Setembro de 2013, com uma duração de 18 meses.  A meta é beneficiar 8.000 jovens, sendo 7.800 em 39 municípios, 80 na penitenciária Francisco Hélio Viana e 120 no Presídio Penal Feminino Desembargador Moura Costa. O lançamento será na segunda-feira (02), às 9h30min, no auditório do Palácio da Abolição, pelo governador Cid Gomes.

O objetivo do Programa é oferecer ao jovem a oportunidade de conclusão do ensino fundamental, qualificação profissional inicial e o desenvolvimento de atividades de intervenção social. De acordo com o Coordenador Especial de Políticas Públicas de Juventude Ismênio Bezerra, o diferencial do ProJovem Urbano 2013/2014 é o tempo de conclusão do ensino fundamental. No ensino regular duraria 9 anos e no ProJovem são apenas 18 meses.

O jovem inscrito no Programa recebe uma bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 100,00 mediante o cumprimento de 75% de frequência e trabalhos, fardamento, material escolar e merenda. As matrículas dos alunos interessados já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 22 de setembro. Os jovens dentro do perfil podem procurar a Secretaria de Educação dos Municípios, as unidades do IDT e as próprias escolas.  (Da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado)

"Cortei a própria carne", diz policial ao prender cunhado por roubo

Um policial civil de Fortaleza prendeu o cunhado, suspeito de realizar assaltos, na tarde desta quinta-feira (29). O inspetor da Polícia Civil Marcos Augusto levou o cunhado algemado em uma motocicleta. “Cortei a própria carne, uma vez que ele é irmão da minha mulher, ou seja, meu cunhado. Ele vai pagar como tem que ser. Também vai se tratar porque é dependente químico”, diz o inspetor.

Segundo a delegada do 16º Distrito Policial, Marília Ferreira, o homem preso foi identificado com o suspeito de roubo de celulares e dinheiro em um salão de beleza no Bairro Dias Macêdo. “A dona do estabelecimento comercial reconheceu sem dúvida alguma de que ele é o autor do assalto. Agora nós iremos fazer o flagrante delito, e o material vai ser devolvido às pessoas roubadas”, diz a delegada.

O inspetor disse que “não pensou duas vezes” em prender o cunhado devido ao parentesco. “Não tenho compromisso com família que comete crime, fiz o juramento e meu compromisso é com a sociedade. Ele será tratado de forma humana, mas com rigor. Ele tem vários antecedentes e não pode ficar solto, semana passada eu soube que ele roubou R$ 3 mil”, diz Marcos.

O policial diz ainda que não havia prendido o cunhado antes porque ele sempre cometia crimes em locais fora de sua área de atuação. “Ele sabe do meu trabalho, quando veio à minha área, no Bairro Dias Macedo, tive que prender. Quando o peguei, ele já estava fugindo, ia em direção a Pacajus”, afirma. (Fonte: G1-CE)

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Quixeramobim: 31º Papo Cultural recebe Zilá Zilda Carneiro

A 31ª edição do projeto Papo Cultural, receberá nesta sexta-feira, 30, a senhora Zilá Zilda Carneiro. Ela falará de sua experiência enquanto professora, diretora de escola, ex- primeira dama e ex-Secretária de Educação do município de Quixeramobim.

O projeto Papo Cultural é uma iniciativa da ONG. IPHANAQ e do Ponto de Cultura Patrimônio Vivo.  O objetivo é realizar uma conversa com personalidades que contribuem com seu trabalho, seus conhecimentos e seus saberes diversos, para a difusão do patrimônio histórico e desenvolvimento cultural e educacional de nosso município. O evento tem início as 19 horas, na casa de Antonio Conselheiro, no Centro. O projeto tem o apoio da Fundação Canudos, SESC Ler e Sistema Maior de Comunicação.

Postado por: Jornalismo - SMC

Canindé na mira do Ministério da Saúde

De acordo com nota divulgada pelo Ministério da Saúde, os municípios que se inscreveram no Programa Mais Médicos são proibidos, por força do termo de adesão e compromisso e da portaria interministerial, de demitir profissionais já contratados para substituí-los por participantes do programa. Os municípios que descumprirem esta regra serão excluídos do programa, com remanejamento dos médicos participantes para outras cidades, e serão submetidos a auditoria do Ministério da Saúde.

Uma reportagem do Folha de São Paulo, desta sexta-feira, 30, mostrou que em ao menos quatro Estados há prefeituras que já estão substituindo ou pretendem substituir seus profissionais pelos contratados pelo governo federal. As cidades estão no Amazonas (Coari, Lábrea e Anamã), Bahia (Sapeaçu, Jeremoabo, Nova Soure, Santa Bárbara), Pernambuco (Camaragibe) e Ceará (Barbalha, Cascavel e Canindé).

As prefeituras alegam que a substituição ocasiona uma economia, tendo em vista que a bolsa do programa é custeada totalmente pelo governo federal. O ministro Alexandre Padilha afirmou que "esse programa é Mais Médicos, não troca de médico".

Postado por: Jornalismo - SMC / Com informações do Folha de São Paulo

Quixeramobim: Câmara Municipal realiza sessão solene em alusão aos 23 anos de Conjunto Esperança

Com pouco mais de 1.500 famílias, o Conjunto Esperança é considerado o bairro mais populoso do município de Quixeramobim. Em homenagem aos seus 23 anos de fundação, a Câmara Municipal do município, realiza nesta sexta-feira, 30, às 18h30min, uma sessão solene comemorativa.

Durante a solenidade será entregue diplomas de honra ao mérito, comendas, medalhas e títulos de cidadão honorário de Quixeramobim. A sessão acontece no Salão Comunitário do bairro.

Acompanhe a relação dos homenageados, de acordo com a assessoria de comunicação do legislativo:

Diplomas de Honra ao Mérito
Rita Maria Almeida dos Anjos
Jose Ribamar de Queiroz (Em memória)
Agimiro Coutinho da Silva (Em memória)
Francisco Henrique dos Santos
Zelma Silva Azevedo
Aila Franco
Maria Aldenora Nogueira Machado
Cícera Vieira da Silva
Maria Alessandra de Lima
Maria Ildjan Bezerra de Sousa
Ana Celma Maria de Azevedo
Comenda José Alves da Silveira
Ana Maria Costa Sampaio
Ângela Maria da Silva
Titulo de Cidadão Honorário
Erinaldo Bernardo Pereira

Medalha da Confederação do Equador
Luiz Prata Girão

Serviço:
Sessão Solene comemorativa aos 23 anos do Conjunto Esperança
Local: Salão Comunitário – Rua Luiz Girão, nº 240 – Conjunto Esperança
Data: 30 de agosto
Horário: 18h30min

Postado por: Jornalismo - SMC

Banabuiú: Vereadores denunciam que prefeito teria demitido funcionários um dia após as eleições

Em uma entrevista de pouco mais de duas horas, os vereadores Daniel Bandeira Lima (PSB) e Gilson Fernandes da Silva (PPL), o Gilson da Libra, como é mais conhecido, criticaram a atual gestão municipal e cobraram a realização de concurso público, além de melhorias na saúde e efetivação de políticas de geração de emprego e renda.

Para Daniel Bandeira, um fato peculiar aconteceu em Banabuiú após as eleições do ano passado. Segundo o parlamentar, o prefeito teria demitido funcionários da Prefeitura no dia seguinte ao do pleito: “Nós tivemos um fato que talvez só aconteceu em um município do Estado, em Banabuiú: O prefeito ser eleito no domingo e quando for na segunda-feira, jogar vários funcionários sem nenhuma explicação”. De acordo com Daniel, o gestor infringiu a lei que não permite a demissão 90 dias antes e 90 dias após o pleito eleitoral.

Aproveitando a oportunidade o vereador esclareceu o boato de que os parlamentares que compõem a oposição no município teriam ido ao Ministério Público local solicitando que a promotoria pudesse pedir a Prefeitura que colocasse os prestadores de serviço para fora. “Eu nunca me dirigi da minha casa ou da casa legislativa para ir em promotoria denunciar ninguém. Se eu não puder ajudar,eu não atrapalho”, disse o vereador, que cobrou a realização de concurso público no município.

Outra denúncia foi feita pelo vereador Gilson. Segundo ele, um dos funcionários de uma fábrica do município teria se acidentado e teve que ir para Quixadá por falta de equipamentos em Banabuiú: “A Saúde está péssima. Ultimamente um funcionário da Libra se acidentou e teve que ir para Quixadá para pontilhar, porque não tinha agulha, uma vergonha total na cidade. É um descaso com a população”, disse.

A conquista de novas indústrias para o município, de acordo com Gilson, no momento é complicado devido a falta de planejamento. “Primeiro precisa de políticas renovadoras. Não temos um Distrito Industrial, isso cabe ao prefeito fazer. Como o empresário vai se instalar se não temos o Distrito?”, afirmou revelando que já fez vários requerimentos pedindo iniciativa do prefeito na área.

Os vereadores voltaram a destacar que como representantes da base aliada do Governo do Estado no município e a ligação que tem com o Partido dos Trabalhadores (PT) já tem conquistados diversos equipamentos para Banabuiú, como a destinação de oito ônibus escolares pelo PAC 2, além de uma motoniveladora, retroescavadeira e um trator traçado. Os vereadores garantiram que já está na pauta do PAC, um trator de esteira para o município. Daniel Bandeira ressaltou, ainda, a conquista de cinco adutoras somente esse ano, “Temos o objetivo de universalizar o abastecimento de água em Banabuiú”, afirmou.

Postado por: Jornalismo - SMC

Quixeramobim: Bandidos invadem residência de idoso e praticam assalto

Aconteceu de novo. Mais uma residência foi invadida por bandidos em Quixeramobim. Desta vez, a vítima foi o aposentado Valdenor Mendes, 73 anos. Cinco homens um deles armados de revólver atuaram na ação criminosa.

De acordo com informações, o crime ocorreu às 19h25min de ontem, 29, nas proximidades da CE 166/265, na localidade de Transval. Os criminosos adentraram a residência, anunciando assalto e levando um aparelho de DVD, um Tablet e R$ 240 em espécie, além dos documentos de Andréia Maria Aquino da Silva.

A PM foi acionada, mas não conseguiu localizar os bandidos. Na manhã desta sexta-feira, 30, uma ouvinte da Rádio Campo Maior AM 840, entrou em contato com a emissora comunicando que teria encontrado os documentos de Adriana na Rua Antonio Viana, Bairro Pompéia. A informação foi repassada à Polícia.

Postado por: Jornalismo - SMC

Novo helicóptero transporta 2 pacientes do Cariri para a capital


Os helicópteros adquiridos pelo governo do governo do Estado, através do projeto de Modernização Tecnológica e financiado pelo banco alemão MLW, já estão servindo a população. Dois pacientes que necessitavam dos serviços de excelência do Hospital de Messejana, da rede pública estadual referência em cardiologia, foram transportados do Cariri para Fortaleza no helicóptero equipado com moderna UTI.

Os dois pacientes sofrem de doenças graves no coração e necessitavam de cirurgias. Uma é a dona de casa Francisca Henrique Silva, 48 anos, de Juazeiro do Norte, que está no Hospital Regional do Cariri, onde foram realizadas tomografia e ressonância magnética, exames que definiram o diagnóstico de aneurisma de aorta. O outro paciente que foi transportado é um bebê com sete dias de vida, que tem cardiopatia congênita grave.

SAMU Ceará
A transferência da dona de casa e do bebê do Cariri, região distante quase 600 quilômetros de Fortaleza, para o Hospital de Messejana, na capital, com segurança para os pacientes, só poderia ser feita através de UTI áerea. Além da distância, a situação de saúde deles inspiravam cuidados e exigem segurança e os serviços são realizados exclusivamente, na rede pública, no Hospital de Messejana. A equipe de profissionais de urgência e emergência que acompanharam a transferência dos pacientes na nova UTI áerea é do SAMU Ceará, da Secretaria da Saúde do Estado. (Da Assessoria de Comunicação da Sesa)

Cid Gomes inaugura primeira ZPE do Brasil em operação

Na manhã de hoje (30), o governador Cid Gomes inaugura a primeira Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Brasil em operação. A ZPE do Ceará está localizada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), entre São Gonçalo do Amarante e Caucaia. O evento de inauguração da ZPE terá a presença de autoridades da Secretaria da Receita Federal e de lideranças do setor produtivo e empresarial do Estado.

A ZPE do Ceará foi criada em 16 de junho de 2010, pelo decreto federal Nº 14.794. "A aprovação da ZPE Ceará sem ressalvas destaca o trabalho que fizemos para garantir que seja instalado aqui um equipamento sustentável que mundialmente é sinônimo de desenvolvimento. A ZPE garantirá a criação de milhares de empregos para os cearenses e colocará o Estado na principal rota de investimentos de todo o mundo", disse o governador Cid Gomes, quando da aprovação do projeto pelo Conselho Nacional de ZPEs (CZPE).

Segundo César Ribeiro, presidente da Companhia Administradora da Zona de Processamento de Exportação do Ceará. (ZPE CEARÁ), apesar de ser a segunda alfandegada pela Receita Federal no País, a ZPE do Ceará é a primeira com empresas já instaladas e em processo de instalação. “Já estamos em operação desde abril deste ano, quando intensificamos o recebimento das estruturas que estão sendo utilizadas na construção da CSP (Companhia Siderúrgica do Pecém), a primeira indústria instalada na ZPE”, destaca Ribeiro.

A Companhia Administradora da Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE CEARÁ) é responsável por implantar, administrar e desenvolver a Zona de Processamento de Exportação do Ceará. A Receita Federal autoriza o funcionamento da ZPE, bem como outorga à ZPE CEARÁ a gestão da zona primária. (Da Assessoria de Comunicação da ZPE CEARÁ)

Terminal do Siqueira é destruído e passageiros ficam feridos

No terminal do Siqueira houve tumulto e revolta dos usuários. Vários ônibus tiveram os vidros quebrados e os pneus esvaziados. Passageiros e vândalos infiltrados quebraram lixeiras e utilizaram os pedaços de concreto para atingir os coletivos, salas e as pessoas. Várias ficaram feridas, entre elas dois policiais. O batalhão de choque usou spray de pimenta e bombas de efeito moral para tentar conter o quebra-quebra. Oito pessoas foram detidas e levadas para o 5º distrito policial, na Parangaba. (Do Blog do Roberto Moreira)

Assassino de Chico Lucino é julgado pela morte do ex-vereador

Ocorreu ontem, dia 29, o julgamento de Fábio Bento Rocha, acusado de assassinar a tiros o ex-vereador Francisco Lucino de Oliveira, o Chico Lucino, como era mais conhecido. O crime ocorreu em 05 de junho de 2011, no Distrito de São Miguel.

Chico além de ter exercido o cargo de vereador por quatro meses pelo PTB, era motorista, líder comunitário e sanfoneiro.  O caso foi julgado no Fórum Desembargador José Pires de Carvalho. Presidiu o Tribunal do Júri a juíza Fabrícia Ferreira Freitas. Representando o Ministério Público estava o promotor de justiça de Quixeramobim, Igor Pereira e, como assistente de acusação, o advogado Edson Oliveira.  A sentença de Fábio, que já estava preso na Cadeia de Quixeramobim aguardando julgamento, foi de 13 anos e 9 meses de reclusão.

Postado por: Jornalismo - SMC

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

"O Sertão É Um Mundo"

'A luz que 'alumeia' a Fé dos que procuram São Francisco'

Em Gruta
Cidade: Canindé

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação / Foto: Elistênio Alves

Música que pode ajudar você no Enem

'Cidadão do mundo'
Nação Zumbi

Como mostra a música "Cidadão do Mundo", o contexto das canções do grupo é voltado para o cenário econômico, retratando as classes menos favorecidas. De acordo com o professor de Física do Colégio Alfa Cem Bilingue, Daniel Lisboa, eles podem ser considerados '"herdeiros' da 'revolução' musical defendida pelo tropicalismo, combinando elementos distintos para a criação de um som original, capaz de oferecer uma nova perspectiva de arte, mundo, política e comportamento, quebrando conceitos políticos, sociais e musicais". (Do O Globo)

Justiça determina interdição do matadouro de Milhã

O juiz Adriano Ribeiro Furtado Barbosa determinou a interdição do matadouro público do município de Milhã, no Sertão Central. A decisão, publicada no último dia 22, atende a um pedido feito pelo Ministério Público do Estado do Ceará em uma Ação Civil Pública ajuizada pelo promotor de Justiça Déric Funck Leite em outubro de 2011. O MP argumenta que o local não tem boas condições de higiene.

O juiz determina que o matadouro seja lacrado e estipula uma multa diária de R$ 1 mil sobre o patrimônio do prefeito, em caso de descumprimento por parte da Prefeitura de Milhã. A multa passa a contar a partir de 24 horas após a ciência da decisão. O local não pode mais ser utilizado para nenhuma finalidade. Na ação ajuizada em 2011, o promotor afirma que a situação de calamidade em que se encontra o matadouro é motivo de preocupação da população desde 2009, mas o Executivo municipal nunca tomou as medidas cabíveis para solucionar o problema.

Em um relatório técnico de vistoria foram constatados, por exemplo: ausência de banheiros e de sistema de tratamento de efluentes, com águas residuárias do abate lançadas a céu aberto; esfola dos animais e retirada do couro sendo realizadas no chão; abate realizado com machado (método considerado cruel); ausência de licença ambiental; distribuição das carnes realizada por uma “carrocinha puxada por uma moto”; desrespeito às condições de trabalho, tendo em vista que os manipuladores operam descalços e sem vestuário adequado, tendo contato com fezes, sangue e materiais orgânicos.

Além de representar um perigo para a saúde pública, o promotor ressalta que essa situação afronta o preceito constitucional do meio ambiente ecologicamente equilibrado. (Fonte: MP/CE)

Orçamento prevê salário mínimo de R$ 722,90 em 2014

A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, informou que o valor do salário mínimo para 2014 previsto no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) entregue na manhã desta quinta-feira, 29, ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), é de R$ 722,90.

A previsão representa um aumento em relação ao que já tinha sido apontado pelo próprio governo. O valor anteriormente indicado na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) era de R$ 719,48.

Os demais dados da proposta orçamentária de 2014 serão detalhados ainda hoje por Miriam Belchior e pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega. (Da Agência Estado)

Quixadá: Borracheiro tenta matar ajudante de caminhão por dívida de R$ 4

O borracheiro Daniel Arruda Lima, 26 anos, é acusado de tentar tirar a vida de um ajudante de caminhão, de 27 anos, em Quixadá, no Sertão Central, na tarde de ontem, 28.

De acordo o Ronda do Quarteirão daquele município, após sofrer um tiro de arma de fogo na coxa esquerda, a vítima, que passa bem, relatou que o borracheiro pretendia lhe matar por uma dívida de R$ 4,00, referente a um ‘celular’ de cachaça. Após diligências, os policiais localizaram Daniel escondido dentro de um guarda-roupa em sua residência.
Ao ser surpreendido pelos policiais, o acusado negou a autoria do crime, mas foi reconhecido pela vítima. O revolver utilizado na tentativa de assassinato ainda não havia sido localizado pela polícia.

Com informações do Diário Sertão Central


Novo levantamento estima população do Ceará em 8,78 milhões de habitantes

A população estimada do Ceará é 8.778.575 habitantes, segundo dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes a junho deste ano. De acordo com o levantamento, há 172.570 habitantes a mais do que o registrado em julho de 2012. Os dados foram publicados nesta quinta-feira (29) no Diário Oficial da União. Assim como no ano passado, o Estado ainda é o terceiro do Nordeste mais populoso, ficando atrás de Bahia e Pernambuco. (Do Jornal Diário do Nordeste)

Uruguaio faz 1º atendimento

O médico uruguaio Gonzalo Lacerda Casaman, 31, realizou seu primeiro atendimento no Brasil bem antes do que imaginava. Integrante do programa Mais Médicos, ele socorreu numa calçada uma comerciante atropelada por uma motocicleta próximo à escola onde faz o curso de capacitação ministrado pelo Ministério da Saúde.

"Estava voltando do almoço, vi o momento do acidente e voltei para socorrê-la", disse Casaman. O médico, que morava em Rivera, na fronteira com o Brasil, orientou a vendedora de amendoins Helena Paulina de Araújo, 63, a ficar calma e pediu a um guarda municipal que chamasse o Samu.

"Fiz uma avaliação primária para ver consciência e sinais de alerta. Não pude aprofundar o exame físico por causa das condições" afirmou o médico. Ele disse que não imaginava que teria de fazer um atendimento ainda durante a primeira das três semanas de aula.

Segundo o médico, Helena teve traumatismos simples no joelho e cotovelo esquerdos e no tórax. A comerciante foi levada pelo Samu para fazer exames.

Ela disse que já era a favor da vinda de médicos estrangeiros e que não teve dificuldades em entender o "portunhol" de Casaman. "Graças a Deus ele estava aqui", disse Helena, antes de ser colocada na maca. (Do Diário do Nordeste/ Foto: Folha Press)

Quixeramobim: Homem é encaminhado à Delegacia após agressão a doméstica

A Polícia foi acionada às 22h40min desta quarta-feira, 28, à Rua Adolfo Nogueira, no Conjunto Esperança, para atender a um caso de agressão contra uma mulher.

A vítima foi a doméstica Prisciliane Kátia Galdino de Andrade, 19 anos, que acionou a PM após sofrer agressões de Antonio José da Silva, 23 anos, que foi conduzido por policiais à Delegacia de Polícia Civil. Não foram revelados mais detalhes.

Postado por: Jornalismo - SMC