REDIRECIONAMENTO

sábado, 31 de agosto de 2013

Fazenda Teotônio disponibiliza Guzolandos de alta linhagem

A Fazenda Teotônio, do Grupo Edson Queiroz, está disponibilizando para comercialização, matrizes selecionadas de um plantel especial de gado leiteiro. São novilhas Guzolando, produto do cruzamento das raças Guzerá, de origem indiana, com a Hostein Holandesa, especialmente preparadas para o convívio e produção em sistemas de criação extensivos na região do semiárido.

De acordo com o superintendente de Agropecuária do Grupo Edson Queiroz, Henrique Braga, estão sendo disponibilizadas ao mercado 100 cabeças, por conta da estabilização do rebanho nas fazendas de leite. "O Guzolando apresenta muitas vantagens na pecuária pela sua rusticidade, boas produções de carnes e leite e longevidades de produção e reprodução", diz.

Segundo explica, na Fazenda Teotônio, a média de produção de leite por vaca chega a 25 litros/dia, em regime semi-intensivo. Quanto ao peso por ocasião do abate, tanto machos como fêmeas alcançam 18 arrobas (540kg), pois os machos são abatidos precocemente em relação às fêmeas, que são abatidas somente por descarte técnico.

Ele adianta que, quanto ao preço das matrizes, vale a pena conferir, pois os valores são bastante atrativos, diante da qualidade do rebanho. "O Grupo Edson Queiroz cria o Guzolando há quase meio século. Do total do gado da Fazenda, cerca de 1.800 cabeças são Guzolando", diz ele.

Este gado é criado em todo o Brasil. O rebanho mais numeroso se concentra na região Sudeste. No Nordeste, a Fazenda Teotônio é destaque. Segundo a Associação Brasileira de Criadores de Zebuínos, existem 46 criadores ativos que registram Guzolando no País. (Fonte: Jornal Diário do Nordeste)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo