REDIRECIONAMENTO

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Sertão Central: Expocece pode gerar R$ 2 milhões

Começou ontem a 36ª Exposição de Ovinos e Caprinos do Ceará (Expocece). O evento, considerado o maior do Estado nesse segmento pecuário, segue até amanhã, no Parque Valdir Couto Dinelly, neste município. Segundo o representante da Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos (Acocece), Sérgio Almeida, entre as atrações da exposição estão a "Prova do Tambor", competição equestre de velocidade e habilidade, e uma culinária especial.

Apesar da programação competitiva e gastronômica, o volume de negócios esperado, da ordem de R$ 2 milhões, é maior atrativo para os criadores do Ceará e outros quatro estados do Nordeste: Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.

Segundo o zootecnista Pedro Neto, coordenador de eventos da Agencia de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) nenhum animal havia chegado a Expocece com suspeita de doenças. Até o encerramento desta edição haviam sido inspecionados 411 ovinos, 267 caprinos, 33 bovinos e um pônei.

Como carneiros e ovelhas são animais susceptíveis à febre aftosa, sendo necessária a Guia de Transporte Animal (GTA), acompanhadas de exames e atestados, o trabalho da vigilância sanitária foi mais rápido. Segundo Pedro Neto, mesmo assim, havendo alguma suspeita, o animal é encaminhado para quarentena e somente após o diagnóstico é liberado.

Ele destaca que a equipe da Adagri, formada ainda pelos veterinários Edson Júnior e Nilton Carvalho, permanecerá no evento até o seu encerramento. (Do Jornal Diário do Nordeste)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo