Neste mês, a ocorrência de chuvas isoladas tem beneficiado o surgimento de pastagem em várias áreas do sertão cearense, aliviando as dificuldades de alimentação do rebanho bovino, ovino e caprino. As precipitações tardias não favorecem a agricultura de sequeiro (aquela que depende exclusivamente de chuva), pois a quadra invernosa (fevereiro a maio) está chegando ao fim.
O Ceará enfrenta o segundo ano seguido de seca. A estiagem é considerada a pior dos últimos 50 anos. Os criadores que enfrentam enormes dificuldades para manutenção do rebanho, encontram uma pequena trégua na crise que se abateu na pecuária estadual. Milhares de animais já morreram no campo. Apesar da baixa que atinge o setor agropecuário, os produtores rurais afirmam que as chuvas, mesmo isoladas, verificadas neste mês em todas as regiões do Estado, modificaram o cenário.
As áreas de pastagem agora estão verdes. No campo, o gado pasta e é hora de combater a erva daninha. "A situação melhorou muito porque não havia nada para o gado comer", disse o produtor, Miguel Souza, da localidade de Santa Rosa, zona Rural de Iguatu. "O quadro era de desespero e os bichos estavam morrendo de fome".
Os relatos de morte de animais é comum a todos os criadores. Alguns chegaram a perder metade dos animais. Outros venderam a preço bem abaixo para evitar um prejuízo total. "Essas chuvas trouxeram um alívio de três meses", disse o criador José Machado. "Foi uma bênção para todos nós".
Agora os criadores esperam a ampliação da oferta de milho do Programa Venda Balcão da Conab e a distribuição de grãos por parte do governo do Estado, que deve receber 30 mil toneladas doadas pelo governo federal. (Do Jornal Diário do Nordeste)

Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo