Na pior seca dos últimos 50 anos, abril encerrou-se com apenas 136,9 milímetros de chuva registrados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Embora o mês tenha apresentado o maior índice pluviométrico do ano até o momento, o volume observado no trimestre entre fevereiro e abril está 47,2% abaixo da média histórica do período. Em maio, último mês da quadra chuvosa, a previsão da Funceme é de que as chuvas permaneçam de 74% a 91% menores do que a média.
“As causas da falta de chuva são as previstas. As condições da temperatura do oceano Atlântico são desfavoráveis a um melhor posicionamento da zona de convergência tropical”, explica Raul Fritz, meteorologista da Funceme. Segundo Raul, todo o Estado está sendo atingido pela estiagem. Em 2013, no entanto, as áreas mais afetadas pela falta de chuvas estão localizadas na região do Sertão Central e Inhamus, com uma diminuição de 57,6% em relação ao valor esperado para os meses de fevereiro a abril. (Fonte: O Povo Online)
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo