O dia do indio, comemorado no dia 19 de abril, foi promulgado em 1940, na mesma data da comemoração. A promulgação ocorreu na Assembleia do Congresso Interamericano, em Patzcuaro, México.
O dia 19, ficou escolhido para celebrar a memória e cultura indígena; e sobretudo, para estudar e refletir a respeito dos problemas enfrentados pelos índios. Em recente estimativa, o Brasil possui 560 terra indígenas, e cerca de 460 mil índios, divididos em 206 etnias.
A população indígena brasileira está distribuída em 206 povos, sendo 70 % localizada na região amazônica, que abrange seis estados : Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia, Mato Grosso e Pará.
Os povos indígenas que apresentam a maior densidade populacional são “Guarani” com 30 mil, “Ticuna” com 23 mil, “Kaingang” com 20 mil. “Macuxi” com 15 mil, “Guajajara” com 10 mil, e “Yanomami” com quase 10 mil.
Antes da Constituição de 1988, a política indigenista brasileira buscava integrar os índios à sociedade nacional. Depois da Constituição, o índio passou a ser mais respeito em seu “canto” e a receber maior reconhecimento cultural, de ter profundo direito sobre sua terra, costumes, língua e crenças. (Do Infoescola)
Postado por: Jornalismo - SMC
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo