REDIRECIONAMENTO

sábado, 10 de novembro de 2012

Campanha de vacinação começa hoje


Hoje é dia de imunização contra a raiva em cães e gatos em Fortaleza. A campanha foi lançada na manhã de ontem, na Praça Monsenhor Linhares, na Parquelândia. Das 8h às 17h, os cães e gatos poderão ser vacinados em 861 postos espalhados não só nas unidades básicas de saúde, mas também em praças, escolas, associações de moradores e outros locais.

De acordo com o assistente técnico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o veterinário Francisco Barroso, quaisquer desses animais podem ser imunizados. "É importante que a população saiba que qualquer cão ou gato que seja saudável e que tenha mais de três meses de idade pode receber a vacina. E não importa que o animal esteja prenhe ou parido", explica.

Entre os sinais da raiva que podem ser identificados facilmente, o veterinário alerta para a mudança de comportamento e a recusa em beber água e se alimentar. "O cão e o gato com raiva não conseguem se alimentar, porque a doença paralisa o músculo responsável pela deglutição, e o animal se recusa a comer e beber água porque sente muita dor. Ele também fica mais agressivo e, infelizmente, a morte acontece em no máximo dez dias", esclarece.

Cuidados

A costureira Lúcia Oliveira iria trazer os seus animais de estimação para vacinar só hoje, mas aproveitou o lançamento da campanha ontem, que aconteceu próximo à sua residência. Dona de dois cachorros e três gatos, a costureira os trouxe, um por um, porque estava sozinha em casa.

Além da vacina anti-rábica, os animais também se consultam regularmente com o veterinário. "O Luk estava abandonado, bem magrinho, olha só como ele está, já se recuperou. O xodó da casa, agora, é uma gatinha que nasceu deficiente, sem as patas de trás", conta Lúcia

Em todo o Ceará, a meta é vacinar 1.678.611 animais, o que representa 80% dos cães e gatos do Estado.

A campanha irá se estender até o dia 15 de dezembro, e as secretarias municipais de saúde irão manter os postos de vacinação à disposição para imunizar os animais não vacinados.

Além da imunização dos cães e gatos, o coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), Manoel Fonsêca, chama a atenção para que as pessoas não alimentem e nem criem saguis. "Dos cinco casos mais recentes de raiva humana, quatro foram transmitidas por esses animais. A população tem que saber que esses animais, diferentemente dos cães e gatos, podem passar até um ano com a doença sem apresentar sintomas", diz. Fonsêca ainda anuncia uma campanha contra a domesticação dos saguis para janeiro de 2013. (Fonte: Jornal Diário do Nordeste)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo