Amanhã, os vaqueiros dos Sertões de Canindé se reúnem em demonstração de fé para homenagear a profissão numa das maiores manifestações cultural e religiosa do Nordeste. O orgulho de ser vaqueiro, a coragem de correr no mato e a lida diária com o gado, são atributos do homem que dedica parte do seu tempo para manter viva essa tradição milenar que remonta sua história pelo ciclo do couro.
O dia oficial do homenageado é 22 de agosto, mas, por conta de ser uma quarta-feira, dia de trabalho dos profissionais, a Associação dos Vaqueiros, em reunião da diretoria, resolveu antecipar as comemorações para este sábado, com uma cavalgada saindo do Parque de Exposição Francisco Diassis Bessa Xavier, até a Basílica de São Francisco, onde será celebrada a missa presidida pelo pároco e reitor do santuário, frei João Amilton dos Santos, um defensor ferrenho da cultura popular.
Após o ato religioso, os participantes retornam ao Parque de Exposição, onde será servido um almoço e, em seguida, acontece a escolha da rainha. As grandes novidades ficam por conta da escolha do rei e rainha dos vaqueiros mirins e o primeiro campeonato de tambor com dez duplas e muito forró pé de serra, resgatando as músicas de Luiz Gonzaga, que comemora 100 anos de sua história.
O jornal Diário do Nordeste, que sempre esteve presente nas missas dos vaqueiros em toda região, será homenageado pela Associação. Outro homenageado é Eduardo Queiroz, editor chefe do Departamento Fotográfico do DN. Ele está realizando na região um projeto fotográficovoltado para o dia-dia dos homens e mulheres vaqueiros.
Para o presidente da Associação, José Curdulino Filho, a vida desses "heróis" do campo não é nada fácil. "É um personagem típico do sertão. O vaqueiro ainda mantém tradições e bravuras herdadas dos tempos da civilização do couro. A tradição herdada dos tempos da colônia", ressalta o dirigente. (Fonte: Jornal Diário do Nordeste)
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo