REDIRECIONAMENTO

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Sertões de Canindé: Dessalinizador viabiliza água potável

Imprópria para o consumo humano, muitas vezes a água salobra é a única alternativa para matar a sede no sertão, na maior seca já registrada no Ceará nos últimos 40 anos. Em Canindé, as poucas fontes de água traz o recurso com alta salinidade. As comunidades dependem de dessalizinadores para tornar potável a água salobra.

Na zona rural de Canindé, uma ficha de R$ 0,20 vale 20 litros de água potável. É assim no assentamento de Jacurutu. O dessalinizador retira a água do poço profundo para ser filtrada e bombeada até o reservatório de dois mil litros, beneficiando 60 famílias. A fonte funciona das 7 às 8 horas. Todo o dinheiro arrecadado serve para pagar o consumo de energia, que sai por R$ 25,00 em média.

Segundo o responsável pela manutenção dos aparelhos, José Nunes da Silva, o Zé Teixeira, diz que o equipamento funciona da seguinte maneira: a água salobra é bombeada para o dessalinizador. Passa por um sistema de pré-filtro, e segue para uma bomba de altíssima pressão. A água ganha força para passar pelas membranas, que impede a passagem de sais.

Como não é muito concentrada, a água salgada continua sendo utilizada na lavoura, nos afazeres domésticos e para os animais. Para o consumo das pessoas, é filtrada.

Dos 32 aparelhos instalados no Município, dez estão funcionando, nas comunidades de Esperança, Jacurutu, Barra Nova, Cacimba de Baixo, São Luis, Ipú Monte Alegre, Japuara, Bonito, Santana da Cal, São Serafim, Nogueira e Santa Luzia. O restante encontra-se em fase de implantação, porque as peças são caras. A manutenção é feita pela Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos. (Fonte: Jornal Diário do Nordeste)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo