As duas pacientes encaminhadas para o Hospital São José, em Fortaleza na última quinta-feira com suspeitas de estarem com a gripe H1N1 já voltaram para casa no município de Monsenhor Tabosa.
As mulheres foram para a capital para serem avaliadas por especialistas por recomendação da equipe de profissionais de saúde do Hospital deste Município, devido estarem com sintomas de gripe e serem da família de Elizângela Freire da Costa, de 32 anos, que faleceu na sexta-feira pasada, no Hospital de Referência São Lucas, para onde foi transferida, após ter sido recebida e medicada inicialmente no Hospital e Maternidade Franscisquinha Farias Leitão, em Monsenhor Tabosa, no dia 29. Uma paciente é irmã da falecida e a outra é sobrinha, de 29 e 13 anos, respectivamente.
Familiares das duas mulheres que estavam sendo acompanhadas e que foram levadas à Fortaleza, informaram que os médicos do São José constataram apenas gripe comum, não havendo, portanto necessidade de internação. Por recomendação, foram mandadas de volta para casa ainda na sexta-feira passada, onde se recuperam bem no convívio normal com a família.
Segundo o Hospital, as duas mulheres estão bem, mas continuam sendo medicadas com Tamiflu, medicamento destinado ao tratamento da gripe H1N1. "Ambas retornaram na sexta-feira e estão bem, com os sintomas de gripe bem aliviados, mas ainda tomando o medicamento", destaca a enfermeira Sílvia Carla, plantonista no Hospital e Maternidade Franscisquinha Farias Leitão.
A enfermeira informa ainda que outros familiares da vítima apresentam sintomas de gripe, mas sem consequências graves. Estão sendo monitorados e medicados. Não há nenhum internado na unidade de saúde.
De acordo com ela, a movimentação no Hospital no feriado foi tranquila. Poucas pessoas procuraram a unidade com sintomas de gripe. Além dos familiares da vítima que faleceu com a gripe suína, apenas uma senhora se internou com tosse e dispnéia. "Somente esse caso nos preocupou, mas foi medicada e está passando bem", afirma a enfermeira. Também neste final de semana, já não havia clima de pânico entre os moradores da localidade, em vista da possibilidade de novos casos.
Exames
Ainda na sexta-feira chegou no Município material para a realização de exames para atestar a gripe suína. Os profissionais deverão ser treinados a partir de hoje a fim de que estejam prontos a realizar exames, caso surjam novas suspeitas.(Fonte: Jornal Diário do Nordeste)
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo