REDIRECIONAMENTO

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Área Q: Produções brasileiras capricham em um roteiro original e qualidade técnica

Não é novidade que o cinema nacional passa por um período de experimentação do gênero transcendental. Após filmes como "Bezerra de Menezes: O Diário de um Espírito" e "As Mães de Chico Xavier", ambos envolvendo cineastas cearenses como Glauber Filho, Halder Gomes e Joe Pimentel, a novidade da vez é aproveitar esse sucesso e elevá-lo a um novo patamar.

Com a proposta de misturar ficção científica e cinema transcendental, o longa "Área Q", dirigido por Gergon Sanginitto chega às salas de projeção este mês.

Ainda que não seja uma produção totalmente brasileira, dividindo locações e elenco americanos, nosso país está representado de forma significativa. Rodado em Los Angeles e no interior do Ceará, mais precisamente nas cidades de Quixeramobim e Quixadá (daí a letra Q do título), o longa é fruto de grande pesquisa sobre abduções, contatos imediatos e sabedoria popular, que promete super efeitos visuais.

A trama
Thomas Mathews, interpretado por Isaiah Washington (o Dr. Burke, de "Grey´s Anatomy") é um repórter cuja vida dá uma guinada quando seu filho Peter desaparece. A busca por uma pista que possa explicar o desaparecimento muda a sua vida.

No Brasil, ele investiga histórias sobre os avistamentos de alienígenas que ocorreram nas pequenas cidades. Durante a investigação, conhece João Batista, vivido por Murilo Rosa, um caboclo que tem muitas respostas para o que está acontecendo na área e também sobre o garoto desaparecido.

Em fevereiro, o ator Murilo Rosa esteve em Fortaleza para um evento da California Filmes, que lançará a produção no dia 13 de abril nos cinemas nacionais.

O ator disse estar ansioso pela estreia. Para Rosa, contracenar com Isaiah Washington foi uma grande experiência. O brasileiro precisou também treinar o inglês para dar conta do recado.

Independente do idioma, Rosa lembra que o filme passa uma mensagem universal e pode conquistar também o público estrangeiro.

Oficinas no Cine PE

Estão abertas as inscrições para as oficinas da 16ª edição do Cine PE, festival de cinema realizado em Pernambuco. Os cursos oferecidos são de Direção, Roteiro e Trilha Sonora, cada um com 30 vagas. As aulas serão realizadas de 26 a 30 de abril. A oficina de Direção será ministrada pelo diretor e fotógrafo Jorge Bodanzky (foto), enquanto o escritor, roteirista e jornalista José Roberto Torero vai coordenar a oficina de Roteiro. A de Trilha Sonora está com David Tygel. Informações: http://cine-pe.com.br/?i=oficinas

Cannes

O cineasta cearense Karim Aïnouz ("Madame Satã" e "O Céu de Suely"), fará parte do júri do prêmio Cinéfondation e da mostra de curtas metragens da 65ª edição do Festival de Cannes.

Pan African

O brasileiro "Besouro" foi premiado como melhor filme no Pan African Film Festival, em Los Angeles (EUA). A produção conquistou ainda o troféu Campus Giuventù Award 2010(Itália).

Graduação

Alunos e professores do curso de Audiovisual e Novas Mídias da Universidade de Fortaleza (Unifor) comemoram a nota máxima recebida recentemente do Ministério da Educação (MEC).

Incentivo

O Governo Federal instituiu o Programa Cinema Perto de Você para estimular a ampliação e a diversificação de salas de cinema no Brasil e promover a exibição de filmes nacionais.

PANELA RESPONDE

Panelada, é verdade que terá uma versão live-action focada na personagem Malévola, de "A Bela Adormecida"?
(Davi Santos - Rio de Janeiro/RJ)

Davi, não é só verdade como a atriz Angelina Jolie já fechou contrato para interpretar a vilã. O filme, intitulado "Malévola", é uma reinvenção do conto infantil vista sob a perspectiva da personagem. Jolie está experimentando diferentes visuais para a personagem e nada foi decidido ainda, exceto que os chifres que a vilã ostenta na animação permanecerão. (Fonte: Jornal Diário do Nordeste)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo