REDIRECIONAMENTO

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Vendaval causa prejuízo em Choró

A ocorrência de chuvas esparsas em todo Estado pegou de surpresa algumas regiões. As chuvas poderão se intensificar nos próximos dias, de acordo com a previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). No Sertão Central, uma chuva de apenas 20mm em Choró, acompanhada de forte ventania, chegou a causar estragos em algumas casas e derrubar árvores. Mas, no Cariri, onde os agricultores se antecipam em plantar, mesmo com as chuvas da pré-estação, produtores já amargam o prejuízo dos primeiros dias do ano sem ocorrência de chuvas, praticamente. Alguns já somam perdas de até 80% do roçado e, se não chover até o início de março, com regularidade, poderá não haver safra de arroz por conta das chuvas tardias.

A chuva de 20 minutos, em Choró, foi suficiente para deixar apavorada a população do Município, que fica entre as cidades de Quixadá e Canindé. O fenômeno climatológico foi registrado noite da última terça-feira. Vários bairros ficaram às escuras por mais de duas horas. Telhados de casas a até da Igreja Matriz foram parcialmente danificados. Antenas parabólicas foram arrastadas dos telhados. A torre da rádio Pioneira FM, a única emissora da cidade, caiu. A de uma operadora de internet também. Algumas árvores tombaram.
Conforme o radialista Jonathas Oliveira, um dos comunicadores da rádio comunitária, muitas pessoas ficaram desesperadas. Algumas procuravam sintonizar a emissora para saber notícias sobre o vendaval. Em vão. A haste metálica partiu ao meio, afetada pela força do vento. Outras pessoas correram para a rua, com medo das casas desabarem.

Como a chuva foi rápida, à noite mesmo muitos curiosos seguiram para o Alto do Cruzeiro, uma das áreas residenciais mais afetadas. Outros saíram à procura dos parentes. A cidade está sem o seu principal veículo de comunicação, que deverá retornar ao ar apenas após o carnaval.
Fotos: Jonathan Oliveira
Apesar do susto, ninguém ficou ferido. Mesmo assim, muitos continuam preocupados. Parte da população Acredita na possibilidade das chuvas se tornarem mais intensas e fortes, acompanhadas das rajadas de vento.

Precipitações

Do dia 14 até a manhã de ontem, choveu em 33 Municípios do Ceará. A maior das chuvas foi registrada na Paraipaba, com 90mm, seguida de General Sampaio, com 25mm. Nas outras regiões, a chuva não passou dos 15mm. A Funceme prevê mais chuvas para os próximos dias, o que poderá se intensificar após o final de fevereiro. A previsão de muitos profetas da chuva é a mesma.

Para o meteorologista da Funceme Paulo José dos Santos, mesmo com as chuvas ainda mal distribuídas no Estado, poderá ter ocorrências nos próximos dias no Sertão Central, nas áreas da Ibiapaba e parte do Jaguaribe, Litoral Norte, Maciço de Baturité, além do Litoral de Fortaleza. No Cariri, foi registrada ocorrência apenas na cidade de Antonina do Norte, com 1,2 milímetros.

Entre tempos nublados e muito sol, os agricultores caririenses se encontram desestimulados, segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Antônio Alves da Gama, "seu Tota". Ele afirma que muitos agricultores já se queixam dos prejuízos e não estão sequer preparando a terra para o próximo plantio, caso a chuva retorne.

Muitos agricultores chegaram a usar as sementes do programa Hora de Plantar, que foram distribuídas primeiro na região. Mesmo sem a orientação de Funceme para plantar nas chuvas da pré-estação, é costume na região os produtores plantarem com as primeiras chuvas de dezembro, como ocorreu no ano passado. Muita gente já estava colhendo o feijão verde no mês de março. Agora, a previsão é para maio, se houver um inverno regular.

O agricultor Pedro Francisco do Nascimento, de Crato, decidiu plantar feijão na primeira chuva de janeiro e perdeu grande parte do que cultivou. Para o pequeno produtor Luiz Braz, o prejuízo foi bem maior, chegou a 80% e se não chover nos próximos dias irá perder tudo.

De acordo com o técnico da Funceme, a situação de irregularidade poderá perdurar até o final do mês. "E aí, realmente poderemos ter chuvas mais intensas do final de fevereiro até o mês de maio, que fecha realmente o período de ocorrência das chuvas no estado", afirma. (Fonte: Jornal Diário do Nordeste)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo