REDIRECIONAMENTO

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Produção leiteira em Milhã

Como parte da programação de aniversário deste Município, houve o 8º Concurso Leiteiro, que contou com a participação de 23 pecuaristas. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Agricultura, o rebanho bovino é estimado em 25.876 cabeças de gado, que alcançam a produção de 70 mil litros de leite dia, uma das mais altas médias do Estado, com 2,8 litros por animal.

Para o pecuarista Pinheiro Landim, atualmente, Milhã possui alta produtividade de leite, graças às ações de incentivo ao criador. Ele conta que tudo foi iniciado na década de 1980, graças à visão do empresário Luiz Prata Girão, proprietário do Laticínio Betânia, ao doar aos fazendeiros reprodutores bovinos de alta linhagem e reconhecido padrão genético recomendado a produção leiteira.

"Nessas três décadas na nossa fazenda Graciano, foi possível alcançar o maior crescimento em termos de qualidade e potencial produtivo, reduziu o plantel e melhoramos a produção. Essa ação acabou tornando-se uma prática e vocação da Milhã", destacou Pinheiro Landim. A introdução da inseminação artificial como política pública adotada pela Prefeitura de Milhã a partir da utilização de semens de linhagens reconhecidas de alta produção leiteira, incluindo-se as raças Holandesas e Gir, possibilitou desse cruzamento uma raça mais rústica e adaptada às características climáticas cearense.

"Em 2005 autorizamos a Secretaria de Agricultura a implantar laboratório, comprar os kits de inseminação e contratar técnicos para atuar junto aos criadores. Essa ação de incentivo à produção melhorou em muito a qualidade do rebanho e, por conseguinte, a produção de leite" comemora o prefeito Cláudio Dias.

Ematerce

Visando fortalecer as ações de assistência técnica e extensão rural, o governador Cid Gomes, em parceria com a Prefeitura, autorizou a implantação de um escritório da Ematerce. Além das ações de prestar apoio à agricultura familiar, os extensionistas da Ematerce estão atuando na atividade da pecuária leiteira, aliando o conhecimento técnico a vocação do criador.

"Estamos focados na atividade produtiva cearense, principal meta da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, que tem a Ematerce como vinculada, e estamos testemunhando e comemorando essa evolução com os altos resultados apresentada neste concurso leiteiro de Milha", disse o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta. (Fonte: Jornal Diário do Nordeste)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo