REDIRECIONAMENTO

sábado, 28 de janeiro de 2012

Quixadá realiza ação contra inundações

Equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seduma), deste Município, realizam serviços de desobstrução de galerias pluviais, esgotos e limpeza geral de ruas e avenidas. Os trabalhos também estão sendo realizados na zona rural, em pontes, passagens molhadas e estradas.

A ação tem por objetivo preparar a cidade para a quadra invernosa deste ano. Segundo o secretário da Seduma, Carlos Augusto Cavalcante, o trabalho já está sendo realizado nos pontos críticos, em áreas onde geralmente têm ocorrido alagamentos. Os córregos, riachos e rios também estão sendo desobstruídos.

Segundo o secretário municipal, os primeiros resultados da "Operação Inverno", como o trabalho de desobstrução está sendo denominado, já estão surgindo. Um dos pontos onde a água costumava ficar empoçada, inclusive invadindo as garagens de apartamentos situados nas proximidades do Chalé da Pedra, no Centro, não foi afetada com a primeira chuva considerada mais forte na cidade.

Investimento

Na semana passada, foi registrada uma precipitação pluvial de 59mm na área urbana de Quixadá. "O volume foi constatado no pluviômetro de um morador, Joaquim Capistrano", acrescentou. Retroescavadeiras, tratores de esteira e caçambas estão sendo utilizadas na operação.

Os trabalhos devem estar concluídos antes do início das chuvas mais frequentes, no início de março, conforme previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e dos Profetas da Chuva.

O Município está investindo mais um milhão nos serviços de prevenção. Entretanto, conforme Carlinhos, as despesas seriam menores se a população colaborasse mais um pouco. Anualmente a Prefeitura realiza três limpezas na rede de escoamento, mas principalmente na área comercial, os entupimentos são constantes.

Apesar do esforço, moradores e proprietários de estabelecimentos comerciais na Avenida José Caetano, nas proximidades do terminal rodoviário, continuam preocupados com a possibilidade de alagamentos naquela área, como ocorre todos os anos. Qualquer chuvinha é o suficiente para deixar alguns quarteirões alagados. Havia promessa de construção de um canal subterrâneo, mas até hoje a maior parte da obra não saiu do papel. Com o anúncio de "bom inverno" a vizinhança espera mais aborrecimentos.

Na opinião do empresário Mailton Avelino, caso a Prefeitura realmente faça a limpeza nas galerias, os transtornos realmente poderão ser menores.

Ao longo dos anos ele tem observado o problema. A água se acumula e chega a invadir casas e comércios, mas em cerca de 20 minutos escoa. Quanto à galeria pluvial, ele não acredita na construção, pelo menos tão cedo. A promessa se arrasta há vários anos. (Fonte: Jornal Diário do Nordeste)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo