REDIRECIONAMENTO

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Novo Procurador Geral de Justiça do Ceará é empossado


O promotor de Justiça Alfredo Ricardo de Holanda Cavalcante Machado, foi empossado novo procurador Geral de Justiça do Ceará nesta quarta-feira, 4, às 19h30, no Hotel Gran Marquise, em Fortaleza.

Ricardo Machado é natural de Quixeramobim, membro do Ministério Público Estadual desde 1995 e foi escolhido pelo governador Cid Gomes para o biênio 2012-2013, a partir de uma lista tríplice apresentada pelo MP-CE.
Estiveram presentes a solenidade, o vice-governador do Estado do Ceará, Domingos Filho, o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, membros do Ministério Público, prefeitos, secretários e deputados estaduais, deputados federais, vereadores, magistrados e familiares do novo procurador, além da procuradora Socorro França, que passou a chefia da Procuradoria Geral de Justiça do Ceará à Ricardo Machado.
O novo procurador é especialista em Direito do Trabalho pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e Mestre em Direito Público. Machado ingressou no Ministério Público estadual em 1995, tendo atuado nas comarcas de Solonópole, Várzea Alegre e Quixadá.
Em 1996, Ricardo recebeu uma comenda do Unicef por relevantes serviços prestados na área da Educação de crianças e adolescentes e pela contribuição para efetivação do ensino fundamental. No ano de 1998, foi promovido para o cargo de Procurador Auxiliar de Entrância Especial, trabalhando junto às Varas da Fazenda Pública. O promotor também foi secretário Geral da Procuradoria Geral de Justiça.
Durante a transmissão de cargo, Socorro França, que esteve à frente do MP-CE por cinco gestões, demonstrou grande admiração e respeito pelo novo procurador, ressaltando sua trajetória profissional, relembrando desde o momento de sua posse como promotor de justiça, até a escolha para procurador geral de Justiça do Estado, encerrando sua fala, dirigindo-se de forma carinhosa a Ricardo : “Não preciso nem lhe dizer o quanto, do fundo do meu coração, lhe desejo sucesso nessa nova missão” e, parafraseando, em seguida, os versos da música de Ítalo e Renno, Dra. Socorro, que é maranhense, declarou seu amor pelo Estado do Ceará: “Daqui o mundo é tão bonito, pode ter certeza. É Tanta beleza, não troco por nada. Sou feliz demais. Posso me orgulhar porque me sinto cearense, porque sou brasileira, sou apaixonada pelo meu lugar, eu trago no peito um amor verdadeiro, sou como se fosse da terra da luz, eu sou do Ceará”, passou-lhe o cargo.
Em seu discurso de posse, Ricardo Machado destacou o importante papel exercido pelo Ministério Público: “O fortalecimento de uma instituição independente ocorre não somente ao se alcançar resultados livres e soberanos, mais do que isso, o importante é que tais resultados sejam produtos de embate construtivo e democrático. Creio assim, que esse processo por que passamos, culminando com a composição de uma lista tríplice enviada ao Senhor Governador do Estado solidifica a independência das nossas instituições e, no nosso caso, revigora o importante papel do nosso altivo Ministério Público”, disse.
O agora procurador relatou o processo que culminou em nomeação e fez alusão à sua terra natal: “Aprendemos que a democracia se constrói com dissenso, com divergências. O sistema de escolhas que mais uma vez vivenciamos traduziu-se por si só em um rico instante de reflexão. Sou muito grato pelo voto de confiança que ora recebo, e da mesma forma, tenho plena consciência da exata dimensão do desafio a ser enfrentado. Venho de Quixeramobim, coração do Ceará, do nosso árido Sertão Central, terra de Antonio Conselheiro. Por entre vicissitudes do meio, chorando e cantando, aprendi muito do pouco que sei, pois, afinal, cinza é toda teoria e, verde, somente a árvore dourada da vida ”.

Postado por: Jornalismo - SMC

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo